O intervalo entre as viagens do metrô de Belo Horizonte sofrerá alterações ao longo desta semana, devido a uma atividade realizada na Linha 1 do sistema. De acordo com a Metrô BH, empresa responsável pelo transporte, entre os dias 19 e 27 de julho, os trens circularão a cada 24 minutos.
A concessionária informou que durante o período vai substituir todos os componentes de um trecho da via permanente, por onde circulam os trens. As obras da Linha 1 ocorrem de forma ininterrupta, 24 horas por dia.
Dos dias 21 a 25 de julho (segunda a sexta-feira), o intervalo entre as viagens será de 12 minutos nos horários de pico e 24 minutos nos demais horários. Nos finais de semana (nos dias 19 e 20, 26 e 27 de julho) o intervalo será de 24 minutos durante todo o dia.
Ainda conforme o Metrô BH, haverá trens extras da Estação Eldorado até a Estação Central, a fim de diminuir o intervalo das viagens nestes trechos para 7,5 minutos nos horários de pico.
Vale destacar que não haverá baldeação.
As informações sobre as mudanças operacionais são divulgadas no Instagram oficial do Metrô BH e no site institucional. Além disso, nas estações, os comunicados são exibidos em telas digitais, transmitidos pelo sistema de sonorização e reforçados por sinalização visual.
Equipes de atendimento e segurança também estarão nos locais para orientar os passageiros.
Embarque em uma só via
As estações Santa Inês, Santa Tereza e Horto sofrerão alterações no embarque entre os dias 19 e 27 de julho. Veja o que muda:
- Na Estação Santa Inês: os trens passarão em uma só via durante todo o dia e será necessário que os clientes verifiquem a direção da composição antes de embarcar;
- Nas Estações Santa Tereza e Horto: os trens passarão em uma só via fora do horário de pico e será necessário que os clientes verifiquem a direção da composição antes de embarcar (nestas estações, nos horários de pico, os trens passarão pelas duas vias, como habitual).
Obras no metrô de BH
As obras do metrô de BH tiveram início em novembro de 2023. Em março de 2024, a empresa concluiu o primeiro de quatro trechos, entre as estações Eldorado e Calafate. As atividades realizadas incluem a substituição dos trilhos, dos aparelhos de mudança de via (AMV’s) e dos lastros (camada de pedra britada). Além disso, a revitalização inclui a troca de de dormentes de concreto e madeira, entre outros componentes.
A previsão para a conclusão das obras é de março de 2027, no entanto, o Metrô BH informou que trabalha em parceria com o Governo do Estado para antecipar os prazos.
Horário habitual
As bilheterias e as estações do metrô funcionam das 5h15 às 23h, todos os dias. Intervalo dias úteis: 7,5 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários. O horário de pico da manhã é das 6h às 8h30 e o da tarde das 16h30 às 19h. Intervalo habitual aos sábados: 7,5 minutos das 6h às 8h30 e 15 minutos após as 8h30. Domingos e feriados: 15 minutos durante todo o dia.
O post Metrô de BH: viagens terão intervalo de 24 minutos nos próximos dias apareceu primeiro em BHAZ.