
Tatuí recebe sistema de reconhecimento facial do projeto Muralha Paulista.
Um sistema com reconhecimento facial por inteligência artificial ajudou a prender seis procurados pela Justiça durante os cinco dias da Feira do Doce, em Tatuí (SP).
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Conforme a prefeitura, este sistema faz parte do projeto Muralha Paulista, que já fazia leituras de placas de veículos, no município e ajudou a entrar o responsável pelo atropelamento de Vânia Briene de Camargo, de 45 anos, em fevereiro.
Com a nova atualização do sistema, a tecnologia passou a identificar os rostos em tempo real, por meio de escaneamento, a partir das 40 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade, que ajudam no processo de identificação.
Estas câmeras são conectadas ao Centro Operacional da Guarda Civil Municipal (GCM). São 10 telas disponíveis para que as autoridades possam acompanhar a movimentação. Quando o sistema identifica um procurado, aparece um alerta na tela, com os dados pessoais, o motivo da ocorrência e o local onde a pessoa está no momento.
Sistema utiliza IA com reconhecimento facial para identificar procurados pela justiça em Tatuí
Reprodução/TV TEM
Reconhecimento facial
“Nós mandamos as imagens para a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Na Secretaria, eles têm a base de dados procurados do Estado de São Paulo. Com isso, ele retorna para a gente quem são as informações, quem são os procurados que estão passando em nosso município”, afirmou o secretário de segurança, coronel Miguel Angelo de Campos.
Além disso, o secretário informou que a prefeitura já programou a aquisição de novos equipamentos, para distribuir em outros pontos da cidade. “Até o final de ano, a aquisição de um drone, onde nós teremos mais informações, e mais imagens a serem compartilhadas com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de SP”, continuou.
Já pela base móvel da GCM, que passa pela cidade, as imagens são retransmitidas para a rede do centro operacional, conforme o subinspetor da GCM, Lauri Padilha. “Se (o suspeito) estiver próximo da base onde está operando, a gente faz a abordagem, trazemos até a base para confirmar os dados e conduzimos até a delegacia para tomar as demais providências”, afirmou.
Em um dos casos, em que o suspeito foi capturado após ser reconhecido pela muralha, o homem foi levado à base móvel da GCM e, em seguida, encaminhado à Delegacia. Além disso, o sistema também mostra um gráfico com mais de 50 mil faciais coletadas em uma hora.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
Sistema utiliza IA com reconhecimento facial para identificar procurados pela justiça em Tatuí
Reprodução/TV TEM
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM