Apenas uma escola pública está entre as 50 melhores de MT no Enem, diz Inep


ENEM 2017 – CUIABÁ (MT) – Estudantes chegam para o primeiro dia do Enem na Universidade de Cuiabá, em Cuiabá
Lislaine dos Anjos/ G1
Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculados ao Ministério da Educação (MEC), revelam uma disparidade no desempenho entre escolas públicas e privadas de Mato Grosso no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Apenas uma escola pública aparece entre as 50 instituições com melhores médias no estado.
☑️ Clique aqui e siga o perfil da TV Centro América no Instagram
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
O destaque entre as públicas é o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Bela Vista, em Cuiabá, que alcançou média de 609,05 pontos, ocupando a 39ª posição no ranking estadual. Em segundo lugar entre as públicas, mas fora do top 50, está a Escola Militar Tiradentes de Sinop, na 52ª colocação.
Na ponta do ranking estadual está o Colégio Ibero Americano, da capital, com média de 685,41 pontos. A escola também obteve bom desempenho nacional, ocupando a 220ª posição em todo o país. Já o IFMT figura na 3.165ª colocação no cenário nacional.
Entre as 50 melhores instituições de Mato Grosso, 15 estão localizadas em Cuiabá. Já no interior, cidades como Sinop, Rondonópolis e Tangará da Serra também se destacam, com quatro escolas cada no ranking. Primavera do Leste aparece três vezes na lista.
Os dados foram obtidos a partir dos microdados do Enem 2024, divulgados neste mês pelo Inep, com base em uma análise realizada pelo SAS Educação.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.