
Rainha do tomate 2025
Reprodução/Instagram Yara Teixeira
Goianápolis, na região metropolitana de Goiânia, é conhecida como a capital do tomate e onde nasceu o cantor Leonardo. Anualmente, a cidade faz a Festa do Tomate. Nesta quarta-feira, Yara Teixeira foi escolhida a Rainha do Tomate.
O desfile que definiu a nova Rainha do Tomate, marcou o início da festa é tradição da festa. A programação segue até o próximo domingo (20) no parque de exposições da cidade.
Clique aqui e siga o perfil do g1 Goiás no Instagram
O desfile acontece em uma seleção geral, para mulheres até 30 anos as seis melhores participam do desfile durante o festival. As modelos subiram ao palco três vezes, cada uma com trajes diferentes, sendo o típico, banho e social. A vencedora foi escolhida com base nas notas somadas de cinco jurados que avaliaram: Beleza, simpatia, elegância e presença de placo.
“é muito importante para a mulheres da cidade a representatividade do desfile”. Juliana Leite, coordenadora do desfile.
Na disputa, a goianapolina Yara Teixeira, de 30 anos, foi coroada Rainha do Tomate 2025. Ela representará a festa até o próximo ano.
Nas redes sociais, a rainha agradeceu e se emocionou ao falar sobre sua trajetória. Ela afirmou que irá representar a cidade com maestria.
“Quando recebi essa coroa em minha cabeça, por alguns segundos minhas pernas ficaram dormentes. Nunca foi fácil ser quem eu sou, uma mulher de atitude, que é julgada por sempre dar o seu melhor. Esse choro estava entalado diante de tudo o que eu suportei até aqui, em silêncio,” disse a nova rainha.
Nova rainha do tomate desfilando
Reprodução/Instagram Yara Teixeira
Festa do Tomate
A primeira edição da Festa do Tomate de Goianápolis aconteceu em 1984, criada como uma forma de celebrar a colheita. De acordo com a prefeitura, o criador foi o então prefeito Ivaldo de Deus Vieira.
Na época, a economia do tomate começava a crescer em Goianápolis. Segundo a prefeitura, cerca de um terço da população trabalhou com o fruto. A festa reúne os produtores locais e a população em torno do principal ativo da cidade.
Ao longo dos anos, a Festa do Tomate se tornou um encontro de gerações. Hoje, o festival dura cinco dias e é programado para ocorrer sempre no mês de julho.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
No começo, a festa era voltada para a comunidade do município. À medida que ganhou popularidade, a programação se ampliou para atender mais pessoas.
“Recordo-me da animação e expectativa nos dias que antecediam a festa. Contávamos os dias para brincar no parque de diversões e ver a comunidade reunida em celebração. Além de celebrar a produção do tomate que ainda hoje é a principal fonte de empregos na cidade, ela impulsiona a economia local e mantém vivas tradições” falou Antônio Neto, coordenador geral da festa do tomate.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.