
Expo Favela começa em Belo Horizonte
Começou nesta sexta-feira (18), em Belo Horizonte, a Expo Favela, uma feira que reúne projetos de empreendedorismo criados em comunidades.
A Diana e Adayana estão no mercado de design de interiores há oito anos e querem democratizar o serviço.
“Todas as vezes que eu fazia um projeto de design e paisagismo na faculdade, quando eu ia para casa, eu ficava me perguntando: onde essa técnica, onde esse pensamento de design vai ser aplicado aqui onde eu moro? Por essa dúvida e essa inquietação que eu pensei em trabalhar para as pessoas próximas de mim, para quem está ao meu lado”, conta a designer de ambientes Dayana Rodrigues.
A empresa delas está participando da Expo Favela, em Belo Horizonte. Um evento que conecta empreendedores de comunidades a possíveis investidores. Lá, tudo acontece ao mesmo tempo. As trancistas fazem penteados, enquanto os quilombolas vendem seus produtos. Tem a gravação de podcast com histórias inspiradoras. Sessenta empreendedores das favelas estão apresentando serviços e produtos. Essa visibilidade pode atrair investimentos e lucros.
Expo Favela conecta empreendedores de comunidades a possíveis investidores
Reprodução/TV Globo
“A gente quer ser além das tranças. A gente quer que sejam tranças com técnicas atuais, um curso online, que é o que a gente está trazendo para o espaço”, diz a trancista Giovana Gabriele Cordeiro.
Artesanato, gastronomia e moda são os setores com mais modelos de negócios. Tem espaço também para educação na área da saúde. A Ana Luisa é surda e se juntou à Yasmim para criarem um livro para adolescentes surdas.
“Falta esse acesso à informação sobre a menstruação, e a comunidade surda não fala sobre esse assunto. E é um direito: a informação, o conhecimento também, para as crianças saberem na área da saúde”, diz a estudante de Letras Ana Luisa Oliveira de Souza.
A feira deve movimentar R$ 6 milhões em transações diretas e indiretas.
“A Expo nasce com o objetivo de preparar um espaço para que o empreendedor de favela possa ampliar a sua voz, trazer aí as suas habilidades, onde já vem sendo desenvolvido dentro da favela. Então o evento, o espaço, é preparado para receber, conectar e, lógico, levantar o seu faturamento”, afirma Marciele Delduque, diretora da Expo Favela e presidente da CUFA/MG.
Foi na Expo Favela de 2024 que a empreendedora e artesã Bárbara Maria de Jesus Alves descobriu que podia empreender. Nas mãos dela, botões de roupas viram bijuterias. Calotas de carro e garrafas são peças de decoração.
“Devolveu a minha autoestima. Eu comecei novamente a me ver como uma pessoa importante. Peguei todas as informações e hoje eu me sinto assim: poderosa. Empreendedora e poderosa”, diz Bárbara.
A Expo Favela vai até sábado (19) em Belo Horizonte e também acontece em São Paulo neste sábado (19) e no domingo (20).
Expo Favela conecta empreendedores de comunidades a possíveis investidores
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Expo Favela Innovation acontece neste fim de semana em SP com shows, debates e oficinas; veja programação