Com o objetivo de valorizar a memória local e promover o turismo regional em Conceição do Mato Dentro, a Estação Ciência da Anglo American reúne um pouco da história da região e é palco para conhecimento das tradições e preservação do meio ambiente local.
Inaugurada em 2014, a Estação Ciência foi concebida como um centro de referência para a disseminação de conhecimento e cultura. Com uma área de quase 8 mil metros quadrados, o espaço surgiu do compromisso da Anglo American em preservar a cultura, as tradicionalidades, a história e as características do território. Em 2023, em celebração aos 50 anos de presença da Anglo American no Brasil, o espaço foi reestruturado, revitalizado e incorporou novas atrações, ambientes interativos e mais acessibilidade.
A Estação Ciência atua como um agente de transformação e conscientização, proporcionando aos visitantes um local para vivências e aprendizagem no que diz respeito ao meio ambiente, cultura e modo de vida da região.
Além disso, serve como um portal de visibilidade estratégica para os estudos ambientais e ações de sustentabilidade realizadas pela Anglo American na área do empreendimento. É um espaço para trocas e construção de novos projetos e parcerias entre diversos setores da sociedade, como governo, órgãos ambientais, instituições de ensino, sociedade civil e as comunidades da Anglo American, tanto no Brasil quanto globalmente, tornando-se uma ponte social e um agente de transformação local.
Estrutura e Conteúdo Abrangente
Localizada a cerca de 170 quilômetros de Belo Horizonte, na rodovia MG-010, a Estação Ciência é um verdadeiro centro de referência em cultura e educação na Serra do Espinhaço. O espaço conta com uma infraestrutura completa que inclui:
• Auditório e salas de exposição
• Galpão para oficinas temáticas e laboratório
• Viveiro de mudas e borboletário
• Sala de monitoramento ambiental
• Jardim temático de campo rupestre ferruginoso e anfiteatro
• Espaços dedicados à geologia, fauna e flora, espeleologia, arqueologia, história da ocupação, saberes e fazeres, patrimônio cultural, e a exposição fotográfica “Um olhar da Terra”.

As salas de exposição são concebidas para serem um ambiente para todos, projetadas para estimular no mínimo dois sentidos, permitindo que todos os visitantes sintam e percebam os conteúdos de forma ampla e com atenção plena.
A inclusão é uma prioridade: as informações estão disponíveis com legendas e textos em português e inglês, e dispositivos que permitem o acesso para pessoas com deficiência. A altura das exposições e a acessibilidade nos corredores permitem a visita de cadeirantes. O espaço também dispõe de mapa de acessibilidade tátil, piso tátil, informações em Braille e amostras que podem ser tocadas, garantindo a inclusão de pessoas com deficiência visual.
A jornada pelas exposições da Estação Ciência proporciona aos visitantes uma viagem no tempo, desde a origem do planeta Terra e da vida até o presente. O acervo é rico em informações sobre a beleza e riqueza do ecossistema, da biodiversidade, da arqueologia e dos saberes e fazeres tradicionais da região da Serra do Espinhaço.
Esse acervo inclui objetos, registros audiovisuais e exposições fotográficas que narram a história da ocupação do território, além de dados sobre as espécies de fauna e flora da Serra do Espinhaço. É possível, inclusive, fazer um tour virtual pelo espaço.

Compromisso Ambiental e Educacional
A Estação Ciência atende diretamente ao ODS 4 (Educação e Cultura), ao promover um espaço de aprendizado aberto ao público, principalmente estudantes, propiciando um ambiente de conhecimento e saberes da região. O compromisso com a preservação ambiental é evidente em suas ações:
• O Jardim Temático do Campo Rupestre, composto por espécies de campos ferruginosos, foi parte de um experimento científico que buscou determinar a possibilidade de usar espécies nativas da mina para enriquecimento ambiental em áreas protegidas, utilizando o conhecimento como ferramenta para compensação, restauração e revitalização ambiental.
• O viveiro de mudas recebe espécies em diferentes fases de crescimento, explicando o processo de resgate de flora realizado antes da intervenção na área da mina, e cultivando e germinando espécies nativas para fomentar sua preservação.

• O borboletário oferece educação ambiental através da observação do ciclo de vida desses insetos, com reprodução realizada em laboratório.
Cristiano Cobo, diretor Técnico e de Meio Ambiente da Anglo American no Brasil, enfatiza que “a Estação Ciência reflete nosso compromisso com a valorização da cultura, do patrimônio e da biodiversidade da região. Compartilhar esse conhecimento é essencial para que mais pessoas compreendam a importância da preservação para as futuras gerações”.
Impacto e Alinhamento Estratégico
Desde sua inauguração em 2014, a Estação Ciência já recebeu mais de 50 mil visitantes, promovendo intensamente a cultura e a educação na região da Serra do Espinhaço, com um índice de satisfação do público superior a 90%.
O espaço é 100% dedicado ao compartilhamento do conhecimento e valorização ambiental e cultural do território, se alinhando aos três pilares globais do plano de mineração sustentável da companhia: Ambiente Saudável, Comunidades Prósperas e Líder Corporativo de Confiança.

Esses pilares são fundamentados no modelo de desenvolvimento regional colaborativo, que visa catalisar o desenvolvimento econômico independente, escalonável e sustentável nas regiões ao redor das operações, com o objetivo de criar comunidades verdadeiramente prósperas que perdurem e prosperem muito além da vida útil da mina.
A Estação Ciência da Anglo American mantém parceria com a comunidade local, prefeituras e unidades de conservação localizadas na reserva da biosfera da Serra do Espinhaço, com o intuito de proteger a porção meridional da serra.
Visite a Estação Ciência
A Estação Ciência é aberta a visitação do público, com entrada gratuita. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h (é preciso fazer o agendamento prévio).
Para agendamentos, basta enviar um e-mail para [email protected] ou entrar em contato pelo celular (31) 98466-0571.
O post Conheça a Estação Ciência, espaço que valoriza a memória local e promove o turismo em Minas Gerais apareceu primeiro em BHAZ.