
Onça ‘Loki’ é transferida para zoológico em Santa Catarina
🐾A onça-parda Loki foi transportada de avião de Brasília (DF) para Navegantes (SC), de onde seguiu para o Zoológico de Pomerode, referência nacional no cuidado com grandes felinos. O transporte foi feito nesta quarta-feira (23) por meio do programa Avião Solidário, em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB).
Ao todo, o deslocamento aéreo durou cerca de seis horas. Se o trajeto fosse feito por terra, seriam pelo menos 25 horas de viagem, com paradas e cuidados extras para garantir o bem-estar do animal.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Em 2022, Loki fugiu do recinto onde era mantida, no Zoológico de Brasília e mobilizou uma operação para ser capturada (veja mais abaixo).
Loki foi resgatada ainda filhote em agosto de 2018, numa área rural entre Luziânia e Vianópolis (GO). Criada por humanos antes do resgate, ela passou pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS-DF), sob responsabilidade do Ibama, e foi acolhida pelo Zoológico de Brasília.
Por estar muito acostumada com a presença humana, não foi possível reintroduzi-la à natureza. Agora, no Zoológico de Pomerode, Loki será integrada a um novo ambiente e passará a conviver com outros dois felinos da mesma espécie.
A transferência faz parte do Plano de Ação Nacional para Grandes Felinos e do Programa de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que reúne instituições em prol da preservação de espécies ameaçadas.
LEIA MAIS:
Onça ‘Loki’ foge de recinto no Zoológico de Brasília e visitantes são retirados às pressas
Morador fica frente a frente com onça-parda no meio da rua SC; VÍDEO
Fuga
Onça Loki fugiu de recinto no Zoológico de Brasília
Instagram/Reprodução
Loki, de 7 anos, chegou ao Zoo de Brasília em 2018 e, por ser criada sob cuidados humanos, segundo a administração do espaço, é um animal manso.
Em 2022, ela fugiu do recinto onde era mantida, no Zoológico de Brasília. Os funcionários do espaço, em conjunto com a Polícia Militar Ambiental, fizeram uma operação para capturar o animal.
Segundo a administração do Zoo, a suçuarana, também chamada de puma ou onça-parda, ficou o tempo todo na área interna. Porém, 19 visitantes que estavam no local foram retirados às pressas.
Na época, o Zoológico de Brasília informou que o animal foi colocado em observação.
Onça-parda
Onça-parda é encontrada em empresa de Porto Ferreira e sobe em mangueira
Marcos Pinguim/EPTV
Onças-pardas são o segundo maior felino do país – atrás apenas da onça-pintada. O animal adulto pode alcançar até 1,20 metro e pesar mais de 70 kg.
Esses felinos caçam a qualquer hora do dia com certa tendência ao horário de crepúsculo, segundo especialistas. Embora seja uma espécie terrestre, possui muita habilidade para subir em árvores e é muito ágil.
Pesquisas comprovaram que a espécie é o predador mais eficiente e mais flexível entre os felinos, e consegue alimento em 75% das vezes que parte para o ataque.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias