
Ônibus biarticulado parte ao meio ao ser atingido por trem em Curitiba
Dois passageiros que estavam no ônibus biarticulado que partiu ao meio após ser atingido por um trem em Curitiba afirmam que ouviram a locomotiva emitindo dois sinais sonoros logo antes da colisão. A declaração foi feita pelo casal João Paulo de Araújo e Taynná Furquim à Polícia Civil e à RPC, afiliada da TV Globo no Paraná.
“Não tinha como não ouvir, foi muito alto”, disseram eles, durante a entrevista.
O acidente aconteceu por volta das 23h30 de terça-feira (22) na Avenida Paraná, no bairro Cabral, e foi registrado por câmeras de segurança. Assista acima.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
Ônibus biarticulado parte ao meio após colisão com trem em Curitiba
Tony Matosso/RPC
À polícia, o motorista do ônibus alegou que o trem não emitiu sinal. Saiba mais abaixo.
Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), 11 pessoas ficaram feridas, sendo que nove foram encaminhadas a hospitais com ferimentos considerados leves a moderados.
Entre elas, estavam João Paulo e Taynná, que está grávida e entrando no sexto mês de gestação. Os dois estavam sentados na parte de trás do ônibus, e contam que chegaram a comentar o apito do trem.
“A gente escutou e ainda brincou, falando que ia se atrasar para chegar em casa, que já era muito tarde. Nisso, o motorista só continuou com o ônibus; assim que ele continuou, teve o segundo apito e nesse segundo apito já veio a pancada que acertou o ônibus”, lembra Taynná.
João Paulo de Araújo e Taynná Furquim estavam no ônibus que partiu ao meio após colidir com um trem em Curitiba
RPC
A gestante teve ferimentos leves no joelho e sentiu dores na barriga, mas no hospital descobriu estar tudo bem com o segundo filho.
O marido dela caiu, bateu a cabeça e também ficou com machucados nas pernas. Ele levou alguns pontos e está se recuperando das dores.
Para os dois, o susto foi grande.
“Foi muito apavorante, aterrorizante. Não tem como descrever porque foi muito assustador. A gente ainda vê a imagem do trem chegando no ônibus e dando aquela ‘porrada’. […] Se a gente estivesse duas fileiras à frente, teríamos sido levados pelo trem. Então ficamos mais em pânico ainda por ser tão próximo da gente o que aconteceu”, afirmam.
Leia também:
Crime: Idoso é agredido e sequestrado após criminosos não conseguirem roubar carro dele, e filho chega a transferir R$ 1 mil em pix para libertar o pai no PR
Indenização: Acadêmico de Direito vence ação e prefeitura de Foz do Iguaçu terá de pagar por pneu danificado em buraco
Entenda: Pai preso após mãe acordar para amamentar e descobrir bebê morto no PR: investigação avança com novo laudo e aponta assassinato
Investigação
A Polícia Civil está investigando o caso e o delegado Edgar Santana afirma que, nos próximos dias, o motorista do ônibus e o maquinista do trem serão intimados para prestar depoimento na delegacia.
A equipe de investigação também está analisando câmeras de segurança e incentiva os passageiros a relatarem o que viram para contribuir com o inquérito.
“Estamos na posse de algumas imagens de sistema de monitoramento e uma delas mostra justamente um veículo parando e aguardando a locomotiva passar para depois avançar – e nesse intervalo vem o ônibus e termina invadindo a preferencial, e ocorrendo a colisão. […] Inicialmente o inquérito policial foi instaurado por lesão corporal na direção de veículo automotor, com causa de aumento pelo fato de estar transportando passageiros. A pena pode chegar até três anos de prisão”, explica o delegado.
Você sabia? Curitiba é a cidade brasileira com mais acidentes de trem, segundo ranking da ANTT
Vídeo mostra ônibus biarticulado partindo ao meio ao ser atingido por trem em Curitiba
Milton Sacamoto
O que dizem os envolvidos
Em nota, a Rumo, concessionária responsável pela ferrovia, informou que o acidente aconteceu após o motorista do ônibus desrespeitar a sinalização e tentar cruzar a linha férrea quando o trem se aproximava. A companhia também divulgou dicas de seguranças para motoristas e pedestres. Leia mais abaixo.
Também em nota, a Transporte Coletivo Glória, responsável pelo ônibus, informou que havia 25 pessoas no veículo e lamentou o ocorrido.
“Todos foram prontamente atendidos. As causas do acidente estão sendo apuradas. A Transporte Coletivo Glória lamenta o ocorrido e reitera seu compromisso com a segurança dos passageiros e a qualidade do transporte público”, disse.
A Urbs, em nota, também lamentou o acidente envolvendo o ônibus que faz a linha Ligeirão Norte/Sul.
“A Prefeitura tem atuado e cobrado da União soluções para a questão do transporte ferroviário na capital. O próprio prefeito Eduardo Pimentel tem participado de uma série de reuniões com a ANTT e com o Ministério dos Transportes para viabilizar um contorno ferroviário”, disse.
Local do acidente entre trem e ônibus biarticulado em Curitiba
Arte/G1
Dicas de segurança para áreas próximas a trens
Veja, abaixo, as dicas de segurança divulgadas pela Rumo:
Para motoristas:
sempre pare o veículo antes de realizar a travessia e certifique-se de que não há trens se aproximando;
para realizar uma travessia segura, tenha atenção redobrada à sinalização visual (placas de trânsito) e sonora (buzina da locomotiva);
conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima;
Fique atento à sinalização de “pare, olhe e escute”.
Para pedestres:
realize a travessia somente em passagem em nível oficial ou passarelas de acesso, redobrando atenção para o sinal sonoro do trem e as placas de sinalização;
sempre mantenha uma distância segura dos trens, estando eles parados ou em movimento;
nunca caminhe sobre os trilhos; somente pessoas autorizadas podem circular em áreas operacionais da ferrovia;
nunca pegue carona nos trens e não pratique “surfe ferroviário”.
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Leia mais notícias em g1 Paraná