Roubo de cargas cresce 177% no PI e contraria tendência nacional de queda, aponta Anuário de Segurança Pública


Polícia Militar do Piauí recupera carga avaliada em R$ 3 milhões que havia sido roubada
PM-PI
Enquanto o Brasil registra uma queda expressiva nos casos de roubo de cargas, o Piauí vai na contramão da tendência nacional. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, o estado teve um aumento de 177% nesse tipo de crime em relação ao ano anterior — o maior crescimento proporcional entre todas as unidades da federação.
A média nacional foi de 4,6 ocorrências por 100 mil habitantes, o que representa uma redução de 14,3% em comparação com 2023. Essa queda foi puxada por estados como Paraíba (-55,4%), Rio Grande do Sul (-54,7%), Goiás (-46,9%) e Ceará (-42,3%). Já além do Piauí, outras seis unidades da federação registraram aumento: Santa Catarina (124,8%), Maranhão (107%), Alagoas (33,3%), Rio Grande do Norte (29,3%), Rio de Janeiro (6,6%) e o Distrito Federal (5,3%).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
O anuário destaca que, embora estados com histórico de maior incidência desse tipo de crime também tenham registrado aumento, como o Rio de Janeiro, esse crescimento foi proporcionalmente muito menor do que em estados com índices historicamente mais baixos, como o Piauí.
O dado preocupa especialmente porque os roubos de carga são considerados um dos principais motores do crime organizado, além de afetarem diretamente a economia e a sensação de segurança de transportadores e empresas de logística.
O cenário mostra que, apesar da redução geral no país, os roubos de cargas continuam sendo um desafio nacional. E no caso do Piauí, os números alertam para a necessidade urgente de reforço na segurança das rodovias e maior integração entre os órgãos de fiscalização, investigação e combate ao crime organizado.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.