O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, afirmou nesta quinta-feira (24), que a Lagoa da Pampulha, voltará a receber embarcações turísticas até o fim deste ano. A informação foi divulgada durante uma entrevista à Rádio Tupi, no Rio de Janeiro. Segundo ele, cariocas que visitarem a cidade já em 2025 poderão navegar no cartão-postal da cidade.
“A Lagoa será navegável, já está limpinha. Essa é a notícia para os cariocas que visitarem BH no final do ano. Inclusive, já temos o laudo da Marinha”, afirmou o chefe do Executivo municipal. No entanto, Damião reiterou que atividades como banho e mergulho ainda não estarão autorizadas – apenas a prática de esportes aquáticos.
As atividades como navegação, natação e pesca estão proibidas na Lagoa da Pampulha, desde 1968, devido à poluição e aos riscos à saúde pública. “Tudo isso está sendo preparado. É uma das coisas que fizemos na nossa gestão: preparar a Lagoa da Pampulha para ser navegável”, completou.
Marinha avaliou navegação turística
Em maio deste ano, o prefeito de BH anunciou a intenção de tornar o ponto turístico navegável. Para viabilizar a medida, o prefeito prometeu a elaboração de um projeto de lei que vai regulamentar o uso do espaço para os passeios turísticos.
Segundo a prefeitura, a limpeza e manutenção da lagoa da Pampulha tem um custo anual de aproximadamente R$ 22,5 milhões. “O volume de lixo flutuante recolhido varia de 5 toneladas durante o período de estiagem e até 10 toneladas no período chuvoso. Neste ano, até o mês de abril, foram retiradas aproximadamente 597 toneladas de detritos na lagoa”, destacou a prefeitura.
No dia 8 de julho, Representantes da Capitania dos Portos Fluviais de Minas Gerais, órgão da Marinha do Brasil, estiveram no local para avaliar as condições de navegabilidade e discutir diretrizes para a retomada da navegação turística e das atividades náuticas.
A avaliação foi feita a bordo da balsa usada nas atividades de manutenção da lagoa, através de um trajeto com duração de cerca de uma hora. Ao final da visita, os representantes da Marinha consideraram m o “projeto tecnicamente viável”.
O BHAZ entrou em contato com a Marinha para saber sobre o laudo, e aguarda retorno.
Histórico
Em julho de 2024, durante a gestão de Fuad Noman (1947-2025), a prefeitura declarou que o ponto turístico apresentava “qualidade suficiente para a prática de esportes náuticos e navegação”.
Na época, entretanto, a administração pública afirmou que, mesmo com indicadores dentro dos limites compatíveis, a lagoa continuaria sujeita a variações em sua qualidade, pois se trata de um lago urbano, que sempre será afetado por fontes poluidoras.
Tornar o espaço também já tinha sido promessa de Noman, em 2023. Seu antecessor, Alexandre Kalil, era mais cético. Em 2018, o político disse ser “mentira” a possibilidade de velejar na lagoa a curto ou médio prazo. Já o ex-prefeito Márcio Lacerda anunciou, em 2016, a intenção de despoluir o espelho d’água a ponto de conseguir praticar esportes no local.
O post Damião diz que Lagoa da Pampulha já tem laudo da Marinha e convida cariocas a navegarem ainda em 2025 apareceu primeiro em BHAZ.