De classe executiva com o SUV Lexus NX450h+ AWD

Andamos na na nova versão plug‑in híbrida do Lexus NX, o SUV Lexus NX450h+ AWD, estreia por R$ 457.990 no Brasil. Com 308 cv, autonomia elétrica real de cerca de 55 quilômetros e consumo urbano de até 29km/l, o Lexus NX 450h+ AWD tem argumentos fortes para competir com Audi Q5 TFSIe e BMW X3 PHEV — com uma proposta menos chamativa, porém mais refinada e confortável.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Lexus-NX450h-AWD-2-1024x458.jpg
Na frente do Lexus NX450h+ AWD, destaque para a grade spindle – Foto: Eduardo Aquino

Desempenho

O coração do Lexus NX450h+ AWD é formado por um motor 2.5 a combustão (a gasolina), de 187cv de potência e 23,6kgfm de torque, somado a dois motores elétricos (182cv/27kgfm na frente e 54cv/12,1kgfm atrás), entregando 308 cv com tração integral eletrônica AWD E‑Four.

A performance é de um SUV esportivo, pois o modelo acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 6,3 segundos. O número bastante expressivo, principalmente se levarmos em conta que se trata de um carro que pesa mais de duas toneladas (2.070 quilos).

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Lexus-NX450h-AWD-3-1024x470.jpg
O Lexus NX450h+ AWD tem linha de cintura alta e lateral bem esculpida – Foto: Eduardo Aquino

Trabalhando de forma bastante afinada e aproveitando bem toda a força disponibilizada pelo motor, a transmissão continuously-variable (Hybrid Transaxle / e‑CVT com shift‑by‑wire) proporciona uma aceleração suave e linear.

Autonomia do Lexus NX450h+ AWD

Equipado com bateria de 18,1 kWh, o Lexus NX450h+ AWD roda até 55 quilômetros em modo elétrico (Inmetro) e atinge médias impressionantes de quase 30km/l no urbano e de 17km/l na estrada (números registrados pelo computador de bordo).

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Lexus-NX450h-AWD-4-1024x443.jpg
Lanternas traseiras do Lexus NX450h+ AWD são unidas por uma barra em LED – Foto: Eduardo Aquino

Rodando no ciclo híbrido, os números registrados pelos testes do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) mostram que o SUV consegue 14,5km/l em percursos urbanos e 12,7km/l em estradas.

Tempo de recarga

Para a recarga completa, via wallbox AC de até 6,6 kW, são necessários cerca de 2h45. O Lexus NX450h+ AWD vem de série com wallbox da WEG e mais um carregador portátil (bastante útil em deslocamentos mais longos).

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Lexus-NX450h-AWD-6-1024x467.jpg
Acabamento interno do Lexus NX450h+ AWD tem materiais de boa qualidade – Foto: Eduardo Aquino

Conforto do Lexus NX450h+ AWD

É impressionante o silêncio e o conforto a bordo do Lexus NX, que é garantido pelos vidros duplos e um bom isolamento acústico. O rodar confortável também é proporcionado pelo bom trabalho (sem ruídos e sem trancos) da transmissão e‑CVT.

O conjunto de suspensão também tem um claro acerto voltado para o conforto, absorvendo com muita eficiência as imperfeições do piso. Talvez não agrade a quem gosta de um acerto mais voltado para uma pegada mais esportiva.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Lexus-NX450h-AWD-14-1024x483.jpg
Quadro do Lexus NX450h+ AWD mostra funcionamnento do sistema híbrido – Foto: Eduardo Aquino

Design e dimensões

Por fora, o visual do Lexus NX450h+ AWD tem como destaque a enorme grade frontal spindle (que “desce” até o para-choque), faróis totalmente em LED em formado de “L” e as rodas de 20 polegadas, que formam um conjunto bastante elegante.

As dimensões do SUV da Lexus são bastante generosas, com 4,66m de comprimento, 1,86m de largura e 2,69m entre-eixos, o que garante um bom espaço interno, principalmente para quem senta atrás e um amplos porta-malas de 520 litros.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Lexus-NX450h-AWD-7-1024x480.jpg
Tela do sistema multimídia do Lexus NX450h+ AWD tem 14 polegadas – Foto: Eduardo Aquino

Um ambiente de classe executiva. Assim pode ser definido o interior do SUV, que inclui acabamento de excelente qualidade, uma ergonomia apurada, iluminação ambiente em LED (com 14 temas) e teto panorâmico elétrico.

Sofisticação do Lexus NX450h+ AWD

Completando a sofisticação, o Lexus NX450h+ AWD tem painel com Head-Up Display, retrovisor digital e central multimídia com tela de 14 polegadas com comandos fixos, “Olá Lexus”, Apple CarPlay/Android Auto e carregamento de celular por indução.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Lexus-NX450h-AWD-10-1024x477.jpg
O Lexus NX450h+ AWD possibilita bom espaço para quem senta atrás – Foto: Eduardo Aquino

O sistema de áudio premium Mark Levinson com 17 alto-falantes é um capítulo à parte, independente do gosto musical. É impressionante a qualidade sonora do conjunto, que pode ser bem percebida a bordo.

Segurança e assistências

Em termo de segurança, vale ressaltar o pacote Lexus Safety System+ 3.0, que inclui frenagem automática, controle automático de velocidade adaptativo, assistente de faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro e faróis altos adaptativos, além de sete airbags, câmera 360° e estacionamento semiautônomo Advanced Park.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Lexus-NX450h-AWD-11-1024x478.jpg
O porta-malas do Lexus NX450h+ AWD tem capacidade para 520 litros – Foto: Eduardo Aquino

Garantia do Lexus NX450h+ AWD

Quando se trata de garantia, o Lexus NX 450h+ AWD conta com garantia de 10 anos ou 200.000 km (sob plano LexusCare), com assistência 24 h, peças garantidas e plano de manutenção fixa.

A rede de concessionárias da Lexus ainda é pequena em todo o Brasil. Em Belo Horizonte, a marca japonesa é representada pela Lexus Belo Horizonte, que fica na Avenida Carandaí, 874, loja 2, no bairro Santa Efigênia, telefone (31) 2129-3000.

Texto e fotos: Eduardo Aquino

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Lexus-NX450h-AWD-12-1024x462.jpg
Sistema híbrido do Lexus NX450h+ AWD usa motor 1.5 aspirado a gasolina – Foto: Eduardo Aquino

Ficha Técnica

Motor – Híbrido, que conjuga um motor a gasolina (transversal, quatro cilindros em linha, 2.5, 16V, aspirado) com outros dois motores elétricos, gerando uma potência combinada de 308cv

Transmissão – Câmbio automático do tipo CVT e tração integral

Bateria – 18,1kWh (de íons de lítio)

Autonomia – 55 quilômetros

Carregamento máximo – 6,6 kW (AC)

Direção – Assistência elétrica

Suspensão – Independente, do tipo McPherson; e traseira, do tipo braços sobrepostos

Dimensões – Comprimento, 4,66m; largura, 1,87m; altura, 1,67m; e entre-eixos, 2,69m

Freios – Discos ventilados nas quatro rodas

Rodas e pneus – Rodas de liga de 20 polegadas, calçadas com pneus 235/50 R20

Tanque – 55 litros

Porta-malas – 520 litros

Peso (em ordem de marcha) – 2.070 quilos

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Teste-Lexus-NX450h-AWD-13-1024x468.jpg
Rodas de liga de 20 polegadas do Lexus NX450h+ AWD têm desenho elegante – Foto: Eduardo Aquino

Principais equipamentos – Abertura elétrica do porta-malas com sistema “hands-free”, alerta de ponto cego, rodas de liga de 20 polegadas, câmera 360°, painel em tela TFT colorida, Head Up Display, ar-condicionado digital de duas zonas, assentos dianteiros com regulagem elétrica para 8 posições, além de ajuste de lombar para o motorista; sete airbags, sistema de saída de faixa, controle automático de velocidade adaptativo, sistema de colisão frontal (Pre-Crash), farol alto adaptativo, controles de tração e estabilidade, sistema multimídia com tela de 14 polegadas, com comando de voz e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay; sistema de som da Mark Levinson, com 17 alto-falantes distribuídos pela cabine; iluminação ambiente temática, acabamento com madeira e opções de revestimento em quatro tons; assentos dianteiros com ventilação e ajustes elétricos, teto panorâmico, retrovisor interno digital, assistente de estacionamento semiautônomo (Advanced Park) e alerta de tráfego traseiro com frenagem automática em manobras.

Preço – R$ 457.990,00.



O post De classe executiva com o SUV Lexus NX450h+ AWD apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.