Terremoto, vento ou IA? Movimento de água de piscina no 36º andar de prédio no ES chama a atenção na internet; veja VÍDEO


Água de piscina balança no 36º andar de prédio em Vila Velha
Terremoto, vento ou inteligência artificial (IA)? Imagens que mostram a água de uma piscina se movimentando no topo de um prédio em Vila Velha, na Grande Vitória, viralizaram nas redes sociais e geraram dúvidas sobre o que poderia ter causado a cena. O vídeo foi registrado no domingo (20), no 36º andar do Edifício Infinity, com 118  metros de altura.(assista acima)
Após a repercussão, moradores do condomínio solicitaram uma vistoria ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES). Técnicos estiveram no local nesta quarta‑feira (23) e concluíram que a estrutura do edifício está “totalmente dentro da normalidade”.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
“Quanto mais alto for o prédio, maior a incidência e o impacto dos ventos. Isso é normal. Mesmo assim, a gente foi lá, ouviu os moradores, para saber de quem estava dentro dos apartamentos, se sentiu alguma coisa diferente, e o que informaram para gente é que não teve nada diferente no último domingo”, falou Leonardo Leal, engenheiro e gerente de fiscalização do Crea‑ES.
Leonardo reforçou que construções altas são projetadas para suportar a força do vento sem comprometer a segurança.
“Sempre no cálculo estrutural, a gente coloca uma margem, chamada de coeficiente de segurança, de 40% a mais, justamente para prever alguns imperativos, e a ação do vento é um deles”, garantiu.
Por que a água da piscina pequena não se mexe?
Na internet, pessoas também questionaram por que a água da piscina menor, ao lado da principal, pareceu imóvel no vídeo. Segundo o engenheiro, a diferença está no volume do líquido.
“É por causa do volume de água, é assim mesmo que acontece. Não é que a água na piscina menor não mexe, ela se movimenta, mas é quase imperceptível. O volume é maior na grande, então com certeza vai ter um movimento maior”, explicou Leonardo.
LEIA TAMBÉM:
TREMEU? Com 45 abalos registrados desde o século XVIII, ES recebe novas estações para monitorar terremotos
EXÓTICA: Você conhece o achachairu? Produtores investem no cultivo de frutas no ES
PRAIA: Tartaruga-gigante aparece fora de temporada para desovar no ES
Água de piscina balança no 36º andar de prédio em Vila Velha. Engenheiros do Crea-ES fizeram vistoria no local nesta quarta-feira (23) e nenhum problema foi constatado.
Crea-ES
Água de piscina balança no 36º andar de prédio em Vila Velha, Espírito Santo.
Reprodução
Nenhum tremor de terra foi registrado
A professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), responsável pelo Laboratório de Neotectônica e Sismologia (Lanesi), Luiza Bricalli, também avaliou o vídeo e descartou a possibilidade de influência de tremor de terra.
“Esse vídeo não está relacionado a nenhum aspecto de atividade sísmica, pois nenhum tremor de terra ocorreu na região nesta data. Não tivemos nenhuma notícia de registro de atividade sísmica para que gerasse isso no prédio”, disse.
O que diz a construtora
Procurada, a Construtora Canal, responsável pela obra do prédio, destacou que o movimento da água visto na cobertura do prédio, de 118 metros de altura, não representa qualquer risco à estrutura ou à segurança dos moradores.
Reforçou que toda a construção foi executada com base nos mais altos padrões técnicos e está devidamente atestada por nossos engenheiros e equipe técnica especializada.
Confira a nota da construtora na íntegra:
“A Construtora Canal informa que o vídeo recentemente divulgado nas redes sociais, onde mostra o movimento da água na piscina do rooftop do Edifício Infinity, retrata um fenômeno físico natural e esperado em piscinas suspensas de grande porte em edificações altas.
Com 118 metros de altura, localizado a 350 metros da praia, o edifício está sujeito à ação constante de ventos em seus pavimentos superiores.
Esse fator, somado à exposição da superfície líquida, gera o movimento oscilatório da água, rigorosamente considerado no projeto estrutural do empreendimento e não indica nenhum tipo de anomalia.
Importante destacar que esse comportamento não representa qualquer risco à estrutura ou à segurança dos moradores.
Toda a construção foi executada com base nos mais altos padrões técnicos e está devidamente atestada por nossos engenheiros e equipe técnica especializada.
Fenômenos semelhantes já foram registrados em edifícios icônicos ao redor do mundo, como o Marina Bay Sands (Singapura), Aqua Tower e Trump Tower (Chicago), entre outros.
Em todos esses casos, tratam-se de efeitos visuais naturais e absolutamente seguros, desde que contemplados em projeto – como no caso do Infinity.
Como medida adicional de conforto aos moradores, a Construtora Canal disponibilizará uma manta de cobertura para a piscina, que poderá ser utilizada em períodos de desuso, reduzindo a ação direta do vento sobre a água e evitando esse tipo de efeito visual que, apesar de inofensivo, pode causar interpretações equivocadas.
A Construtora Canal reafirma seu compromisso com a excelência construtiva, a segurança e o bem-estar de seus clientes, mantendo-se à disposição para eventuais esclarecimentos”.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.