
Cemitério da Penitência inaugura tour noturno e mostra história e cultura do Rio a partir da arte tumular
Divulgação
Um cemitério do Rio está promovendo um passeio histórico-cultural à noite no local. A ideia é mostrar a história e a cultura do Rio a partir da arte dos túmulos.
A iniciativa é do projeto Necrotour RJ e do Crematório e Cemitério da Penitência. O passeio inaugural acontece nesta sexta-feira (25), a partir das 19h, mas a ideia da organização é promover visitas semelhantes regularmente.
“A visita noturna é, em primeiro lugar, a oportunidade de visitarmos o cemitério em um momento em que as pessoas enlutadas não estão no espaço. Além disso, a noite carrega todo um mistério, uma beleza que atrai muito o público. A mística de visitar um cemitério em um horário ‘proibido’, habitualmente”, explica Samantha Lobo, guia de turismo dedicada ao necroturismo.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
O roteiro começa na capela histórica do cemitério, datada de 1875, e se estende pela parte tradicional até a atualidade, explicando o velório e sepultamento através de décadas: jazigos e mausoléus tradicionais, jazigos parque, cemitério vertical, columbário (espaço para guarda de cinzas) e crematório.
“O Cemitério da Penitência é um dos primeiros cemitérios do país e reflete bem o período de transição da nossa história dos sepultamentos ad sanctus (dentro das igrejas) para os campos santos’, diz Samantha.
Cemitério da Penitência inaugura tour noturno e mostra história e cultura do Rio a partir da arte tumular
Divulgação
“Lá, há diversas relíquias que explicam o comportamento da nossa sociedade através dos tempos, como os túmulos de personalidades do país, como o Barão de São Félix e o Barão de Vista Alegre; e os símbolos funerários presentes nos túmulos e mausoléus que datam do final do século XIX e início do XX, como os vitrais do artista Cesare Formenti e mausouléus que eram encomendados na Europa para as famílias proeminentes daqui”, acrescenta a guia, que criou o projeto em 2023 realizando pesquisas em cemitérios da cidade e de outros estados.
Pedagoga e professora por profissão e guia de turismo dedicada ao necroturismo por paixão, Samantha afirma que o ossário é um diferencial encontrado no local. Datado de 1907, ele é o maior e o mais rico de todo Brasil, de acordo com a publicação “Arte e Sociedade nos Cemitérios Brasileiros, do Departamento de Imprensa Nacional”.
Outro aspecto abordado é a cremação. “Essa é uma cultura mais recente e desperta curiosidade nos passeios que realizo. Este ritual reflete a preocupação de muitas famílias com as questões ambientais. O columbário interno e o externo, ao ar livre, demonstram a cultura atual da humanidade”, compara.
Karla Belchior Monielly, CEO do Crematório e Cemitério da Penitência, diz que “é importante que as pessoas enxerguem o cemitério não como um espaço apenas de morte, de despedida. Aqui também é um espaço que traduz a vida e a cultura de diferentes épocas”.
Serviço
🗓️ Quando? 25 de julho (sexta-feira)⏰ Horário: 19h📍 Onde? Cemitério da Penitência – R. Monsenhor Manuel Gomes, 307 – Caju, Rio de Janeiro💲 Entrada: Gratuita📞 Informações e inscrições: (21) 3807-5555
Cemitério da Penitência inaugura tour noturno e mostra história e cultura do Rio a partir da arte tumular
Divulgação