A Volkswagen apresentou ao mercado a versão Comfort do novo Tera 2025, primeira com câmbio automático e voltada também ao público PCD. Posicionada entre o Polo e o Nivus, essa versão equilibra desempenho, conforto, segurança e consumo eficiente a um preço competitivo.
Com preço sugerido de R$ 126.990, o modelo se destaca por trazer de série motor turbo 170 TSI, seis airbags, faróis em LED, central multimídia VW Play Connect, sensor de estacionamento traseiro, rodas aro 16, além de bons índices de consumo.
Motor turbo e câmbio automático: o equilíbrio ideal
Sob o capô, o Tera Comfort vem com motor 170 TSI, três cilindros, 1.0 turbo flex, com 116 cv no etanol e torque de 16,8 kgfm, associado ao câmbio automático de 6 marchas. Trata-se de um motor similar ao 200 TSI usado no Polo, mas com componentes diferentes para manter a diferenciação dentro da linha VW.
O desempenho é suficiente para um uso urbano confortável e eficiente: o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos.
Consumo real supera expectativas
O consumo oficial do Inmetro com etanol é de 8,6 km/l na cidade e 10,3 km/l na estrada. No entanto, em testes práticos realizados, o modelo entregou números superiores:
Combustível | Ambiente | Consumo real (km/l) |
---|---|---|
Etanol | Cidade | 10,9 |
Etanol | Estrada | 13,9 |
Etanol | Misto | 12,3 |
Segurança e assistência à condução
Um dos grandes diferenciais da versão Comfort está no pacote de segurança. De série, o SUV oferece:
-
Seis airbags
-
Controle de tração e estabilidade
-
Sistema de frenagem automática de manobra
-
Freios a disco nas quatro rodas com secagem automática
-
Controle de cruzeiro adaptativo (ACC)
-
Alerta de colisão com frenagem autônoma
Apesar de não contar com o pacote ADAS (com permanência em faixa e câmera frontal), disponível na versão High, a configuração Comfort já entrega um nível elevado de proteção ativa e passiva.
Conectividade avançada com VW Play
A central multimídia VW Play Connect, com tela sensível ao toque, permite conexão à internet independente via chip próprio. Aplicativos como Spotify e Waze funcionam sem depender da rede do smartphone.
Além disso, é possível monitorar o uso do carro remotamente via app VW Play, ideal para quem compartilha o veículo com terceiros.
Espaço, acabamento e comodidades
O Tera Comfort oferece bom espaço interno com entre-eixos de 2,56 m e porta-malas de 350 litros (ou 407 litros no padrão líquido).
Na cabine, o acabamento mescla plásticos duros com tecidos macios em alguns pontos, mas o conforto é favorecido por:
-
Ar-condicionado digital (opcional no pacote Conforto)
-
Carregador de celular por indução com ventilação
-
Painel digital configurável
-
Duas entradas USB-C dianteiras e duas traseiras
-
Sistema de chave presencial com acionamento por botão
Ponto fraco: ausência de câmera de ré e estepe integral
Entre os pontos negativos, destaca-se a ausência da câmera de ré, que poderia ser de série, considerando os sensores traseiros já instalados.
Além disso, o estepe do tipo temporário e o acabamento do porta-malas com isopor foram criticados por destoarem da proposta do carro.
Seguro acessível e valor competitivo
O seguro do Tera Comfort, conforme simulação com perfil típico de Sorocaba-SP, ficou em R$ 2.000 por ano, com franquia reduzida de R$ 4.300.
O valor final com o pacote opcional (ar digital e carregador por indução) sobe para R$ 127.390,00, o que ainda mantém o modelo competitivo frente aos rivais Fiat Pulse e Renault Kardian.
O post Volkswagen Tera Comfort 2025 estreia com motor turbo e preço atrativo apareceu primeiro em O Petróleo.