A Defesa Civil de Brumadinho está, nesta sexta-feira (25), na comunidade do Quéias para preparar as famílias que serão retiradas de suas casas devido à elevação do nível de alerta de uma barragem de mineração na região. A ação é um protocolo de segurança obrigatório e preventivo.
A medida foi tomada após a Agência Nacional de Mineração (ANM) elevar para o Nível 2 de emergência a barragem B1-A, pertencente à empresa Emicon Mineração, na última terça-feira (22).
Em nota, a Prefeitura de Brumadinho esclareceu que a evacuação ainda não começou. Neste momento, as equipes da Defesa Civil estão em campo realizando um mapeamento detalhado das famílias e dos imóveis na área de risco.
“Esse é um processo delicado e criterioso, que demanda diálogo, escuta e planejamento. A retirada das famílias não pode ocorrer de forma imediata, sem que haja a devida organização e garantias de acolhimento seguro”, informou a prefeitura. Os agentes também avaliam imóveis que possam ser usados para a realocação segura dos moradores.
O trabalho preventivo já identificou 29 pontos de interesse na área de risco, incluindo casas, currais e galpões. Seis famílias já foram cadastradas e serão as primeiras a serem realocadas de forma gradativa e humanizada, com todo o apoio da assistência social do município.
Embora a evacuação seja de responsabilidade da Emicon Mineração, a prefeitura e a Defesa Civil estão à frente do planejamento para garantir a segurança da população, conforme determina a Política Nacional de Segurança de Barragens.
A reportagem entrou em contato com a Emicon Mineração para pedir um posicionamento sobre a situação da barragem e o suporte aos moradores, e aguarda retorno.
O post Defesa Civil de Brumadinho prepara famílias vizinhas à barragem para saírem de casa após nível de alerta apareceu primeiro em BHAZ.