Campinas estuda criar ‘faixa azul’ exclusiva para motos em trecho da Avenida Norte-Sul


Avenida Norte-Sul, em Campinas
Eduardo Rodrigues / EPTV
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza estudos técnicos para instalar um corredor exclusivo para motociclistas, popularmente conhecido como faixa azul, em um trecho da Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul).
O estudo está em fase de finalização para ser enviado à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), órgão que fiscaliza e garante o cumprimento da legislação do trânsito no país. Com a aprovação, a empresa iniciará os testes.
A implementação da faixa azul busca aumentar a segurança viária na metrópole, de acordo com a Emdec. Os motociclistas e garupas ainda são as principais vítimas de acidentes de trânsito na cidade e representam 52% das 27 mortes registradas em vias urbanas até maio deste ano.
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A Emdec defende que a faixa azul apresentou bons resultados onde foi implantada. O corredor funciona em avenidas de São Paulo (SP) desde 2022, e o Rio de Janeiro (RJ) já conta com uma faixa exclusiva.
A adesão também é estudada por outras metrópoles, como Belo Horizonte (MG) e Distrito Federal (DF).
Os estudos técnicos para a implementação começaram em maio de 2024. Desde então, algumas vias do município foram estudadas para receber o corredor exclusivo, mas, segundo a Emdec, a Norte-Sul se mostrou mais adequada para a realização de um projeto-piloto.
Trecho em estudo
Campinas estuda implementação de ‘faixa azul’ em trecho da Norte-Sul, diz Emdec
Reprodução/Google Maps
Caso o projeto seja aprovado pelo Senatran, o corredor entre a Avenida Orosimbo Maia e a Rua Gustavo Armbrust, no sentido Bairro-centro, localizado na região do Cambuí e do Centro. Confira o trecho no mapa acima.
Por estar em fase inicial, a definição de expansão para outras vias e a análise dos impactos para o trânsito ainda não foram estabelecidos.
Experiência na capital
Faixa azul em SP
Edson Lopes Jr./SECOM
Na capital paulista, a primeira faixa piloto foi implantada em janeiro de 2022, na Avenida 23 de Maio, uma das mais movimentadas. Após um ano de testes, segundo balanço divulgado pela prefeitura na época, o trecho não registrou nenhum acidente com mortes.
Inaugurada em 2022, a primeira faixa tinha 5,5 kg de extensão, mas, atualmente, as faixas azuis cresceram e já somam 221 km em todo o município. O plano da administração municipal de São Paulo é que até 2028, a cidade já conte com, no mínimo, 400 km do corredor exclusivo.
Acidentes e motocicletas
Motos representam 53% dos acidentes registrados na rodovias da região de Campinas em 2024
De acordo com a Emdec, os motociclistas e garupas são as principais vítimas de acidentes de trânsito de Campinas. Entre janeiro e maio de 2025, 14 vítimas de acidentes no trânsito estavam em uma motocicleta — representando 52% das 27 mortes registradas em vias urbanas.
Dados do Infosiga, disponibilizados pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), mostram que 698 motocicletas se envolveram em acidentes de trânsito entre janeiro e junho de 2025, em Campinas.
As motos ficam atrás apenas de automóveis, com 744 veículos. Confira os dados completos abaixo:

Na tipificação, a colisão é a principal forma que motos se acidentam no trânsito na cidade.
Até junho de 2025, 522 das 698 motocicletas envolvidas em ocorrências bateram ou foram atingidas por outros veículos — representando o valor percentual em 78,1%.
Choque e atropelamento somam, respectivamente, 36 e 21 ocorrências.

*Sob supervisão de Bárbara Camilotti
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