Anuncio de reforma e abertura de café no Museu do Piauí anima piauienses: ‘precisa ser valorizado’


O Museu do Piauí, que está abrigado na Casa Odilon Nunes, no Centro de Teresina, anunciou que passará por uma reforma e ganhará um café aberto ao público. O projeto animou os piauienses, que comentaram com expectativa sobre a possibilidade de unir ainda mais a cultura e lazer no estado.
A ideia do café está sendo desenvolvida pela equipe de Patrimônio Histórico da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e será construída na área interna do pátio e do jardim do casarão. Conforme a Secult, com a presença do estabelecimento e restauração do jardim, os visitantes poderão passar mais tempo no espaço.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Nas redes sociais, piauienses se animaram com a ideia e comentaram que se a ideia for executada como o previsto, será um ótimo local de encontro. “Tem muito potencial”, escreveu um em uma publicação sobre o anúncio.
“Irei com certeza tomar café com as minhas amigas”, escreveu uma visitante.
VEJA TAMBÉM: ‘De férias com o g1’: conheça o Museu do Piauí, no Centro de Teresina
“Visitei o museu em abril e saí com a visão de que ele tem muita riqueza que precisa ser valorizada. É um endereço que necessita de uma grande restauração, então vendo o plano da estruturação do café, eu fico desejosa”, disse outra.
Segundo o coordenador do Patrimônio Histórico da Secult, Ismael Júnior, a ideia é inspirada em museus localizados em outros pontos do Brasil.
“Normalmente, a pessoa faz a visita guiada, observa todas as peças e depois vai embora. Ao contrário de outras referências de museu que a gente tem no Brasil, em que a gente entra, visualiza todas as peças do acervo, faz o passeio e continua dentro do museu, porque esses locais sempre têm um restaurante ou um café, um jardim para o visitante sentar e contemplar e vivenciar realmente um tempo de melhor qualidade”, disse Ismael Júnior.
Dora Medeiros, diretora do museu, destacou que o café também poderá contribuir com a iniciativa da revitalização do centro da capital, mobilizada pelo Governo do Estado e moradores.
Museu do Piauí terá museu aberto ao público
Secult
“Essa obra vai ser muito importante para o museu, para atrair um maior público e diversificar o perfil dos visitantes. A gente precisa desse atrativo, desse espaço aconchegante, para que as pessoas passem mais tempo no museu. Mas também é uma forma do museu contribuir com a revitalização do nosso Centro, que abriga tantos casarões importantes, históricos, tão significativos para a nossa identidade”, explicou a gestora.
Imagens feitas por inteligência artificial foram divulgadas pela Secult e mostram como o café deverá ficar após a realização da obra, que ainda será iniciada. A data de conclusão da restauração não foi divulgada.
Galerias Relacionadas
Museu do Piauí
‘De férias com o g1’: conheça o Museu do Piauí, no Centro de Teresina
Localizado na Rua Areolino de Abreu, 900, de frente para a Praça Marechal Deodoro da Fonseca, a Praça da Bandeira, o museu possui cerca de 7 mil peças e a exposição delas é dividida em 12 espaços, além de uma área para arte contemporânea e o pátio, que também possui elementos históricos.
O acervo está organizado em ordem cronológica, iniciando com a cultura dos povos originários do Piauí e passando por diferentes períodos históricos, como a presença afrodescendente, o Piauí Colônia, o Império, a República Velha e a República Nova.
Também há espaços dedicados à religiosidade, à vida nas fazendas, aos ofícios tradicionais e à produção artesanal. O conta ainda com uma sala de artes visuais, com obras de artistas piauienses de destaque, como Nonato Oliveira e Fátima Campos.
Além do auditório, que conta com mobília histórica e retratos de autoridades nas paredes, o espaço possui um pátio com dois canhões ingleses do reinado de Jorge III, um portal de mármore do século XIX com brasão imperial datado de 1873, e um painel com a linha do tempo dos principais acontecimentos históricos do Piauí, desde o período pré-histórico até a década de 1930.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.