Terremoto na Rússia provoca tsunamis e evacuações no Japão e Havaí

Um forte terremoto de magnitude 8,8 atingiu a Península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, nesta quarta-feira (30), às 11h25 no horário local (00h25 no Brasil), gerando ondas gigantes no Oceano Pacífico e desencadeando alertas de tsunami em diversos países. O tremor, considerado superficial, ocorreu a 19,3 km de profundidade, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico confirmou que ondas estão atingindo o Havaí, onde a maior registrada até o momento chegou a 1,21 metro em Oahu. O governador havaiano, Josh Green, reforçou os alertas de evacuação e pediu calma à população. Já o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, orientou que os cidadãos fiquem atentos às comunicações oficiais. Na Califórnia, autoridades pediram que a população evite as áreas costeiras.

No Japão, as autoridades instruíram cerca de 1,9 milhão de pessoas a deixar suas casas, com alertas de evacuação em Hokkaido e em outras regiões da costa do Pacífico. Uma onda de 1,3 metro atingiu a prefeitura de Iwate, no norte do país, e as autoridades alertam que outras, mais fortes, ainda podem ocorrer.

Na Rússia, um tsunami de até 4 metros foi registrado em áreas da própria Kamchatka. Apesar de não haver confirmação de mortes, a agência estatal TASS informou que há diversos feridos. O Japão também não relatou mortes, mas mantém o alerta máximo para novas ondas.

Além do Japão, EUA e Rússia, países como China, Filipinas, Indonésia, Guam, Peru e Equador (Ilhas Galápagos) também emitiram alertas em diferentes níveis. Em várias regiões, a recomendação é clara: buscar imediatamente terrenos elevados e não retornar às áreas costeiras enquanto os alertas estiverem em vigor.

O post Terremoto na Rússia provoca tsunamis e evacuações no Japão e Havaí apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.