
Obras de drenagem interditam faixa da Via Anchieta no acesso ao Porto de Santos
Divulgação/Prefeitura de Santos
As obras de drenagem no acesso à Avenida Portuária, na região da Alemoa, foram iniciadas nesta quarta-feira (30), em Santos, no litoral de São Paulo. A intervenção acontece na Via Anchieta, na altura do km 64, e tem previsão de duração de 30 dias.
De acordo com a Prefeitura de Santos, o objetivo é melhorar a drenagem nas proximidades do Viaduto Paulo Bonavides, ponto estratégico para o tráfego de veículos de carga com destino ao Porto de Santos (veja detalhes da obra abaixo).
Segundo dados da administração municipal, a região do porto e da área industrial registra, em média, a circulação de 14 mil caminhões por dia, movimentando cerca de 30% da produção nacional destinada ao embarque.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp
Em nota, a Ecovias que adota medidas para minimizar impactos no tráfego e reforçar a segurança dos usuários que acessam o Porto de Santos. A operação conta ainda com o Policiamento Rodoviário e equipes da empresa responsável pela obra. Equipes foram mobilizadas com recursos como guincho, para garantir a fluidez do tráfego e atendimento rápido em casos de panes ou acidentes.
Durante as obras, uma faixa de rolamento permanecerá interditada para a construção do canal do Córrego do Sapateiro. Segundo a Ecovias, empresa que administra a pista, uma faixa reversível foi implantada na área urbana para garantir a fluidez do tráfego e manter a capacidade de acesso ao porto.
Para facilitar os desvios necessários à obra, foram pavimentados os acessos provisórios na Rua Augusto Scaraboto, nas imediações da Rua Albert Schweitzer, além de uma nova alça de acesso ao lado do viaduto. Também foi feito o revestimento com paralelepípedos nos desvios na Rua Augusto Barata, na esquina com a Augusto Scaraboto.
Obra de drenagem
A obra de drenagem faz parte de um conjunto maior de intervenções que também envolvem a Autoridade Portuária de Santos (APS). Ainda segundo a prefeitura, o objetivo comum é ampliar e qualificar os acessos viários à Alemoa e ao Porto, que atualmente não contam com ligação rodoviária direta.
A empresa TMK Engenharia S.A. foi a vencedora da licitação e executa a obra, que conta com investimento total de R$ 13.980.000 milhões. Do total, R$ 10.651.467,72 são provenientes do Governo do Estado de São Paulo, e o restante corresponde à contrapartida da Prefeitura de Santos.
Entre as melhorias previstas estão pavimentação, construção de calçadas, instalação de iluminação pública e sinalização viária na Rua Augusto Scaraboto e no entorno do Viaduto Paulo Bonavides.
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos