
Justin Timberlake se apresenta no Lollapalooza 2025
Luiz Gabriel Franco/g1
A doença de Lyme é uma infecção causada por um tipo de bactéria transmitida pela picada de carrapatos, provocando lesões na pele, no sistema nervoso e dores nas articulações.
Na quinta-feira (31), o cantor Justin Timberlake revelou em suas redes sociais que enfrentou o problema de saúde ao longo de sua última turnê.
A doença é causada por uma bactéria chamada Borrelia burgdorferi, transmitida pelo carrapato da espécie Ixodes.
Siga o canal do g1 Bem-Estar no WhatsApp
➡️O problema é raro no Brasil e mais frequente nos Estados Unidos e Europa. Ele foi descoberto na década de 1970 e tem esse nome por conta da existência de muitos casos na cidade Lyme, em Connecticut, nos Estados Unidos.
A doença pode ser grave, especialmente quando atinge o sistema nervoso central. As complicações incluem problemas reumatológicos e neurológicos e meningite.
Sintomas e tratamento
A doença de Lyme têm três etapas, que se diferenciam pelo tipo e duração dos sintomas:
Localizada inicial
A doença se inicia com uma grande mancha vermelha e saliente no local da mordida. Apesar da mancha não doer nem coçar, pode ser quente ao toque. O sinal em geral desaparece em até 4 semanas.
Disseminada inicial
Essa etapa começa quando as bactérias se espalham pelo corpo, dias a semanas após o aparecimento da mancha.
➡️Entre os principais sintomas dessa fase estão: cansaço, arrepios, dores de cabeça e musculares, rigidez no pescoço, articulações doloridas e inchadas. Os sintomas podem durar semanas.
Algumas pessoas podem desenvolver quadros mais graves, com problemas no sistema nervoso e inflamação do tecido cardíaco.
Tardia
Caso a infecção inicial não seja tratada, as consequências da doença podem se desenvolver meses ou anos depois.
Os sintomas podem se tornar recorrentes, evoluindo para complicações reumatológicas e neurológicas graves, além de artrite, mau funcionamento cognitivo, problemas cardíacos e paralisia dos nervos da face.
A principal forma de tratamento para a doença é por meio de antibióticos por via oral por até 14 dias, bastante eficaz durante os estágios iniciais do problema.
Doença de Lyme: entenda as causas e sintomas da doença que afastou Bieber de shows
LEIA TAMBÉM:
Cuidados: Carrapatos podem transmitir Febre Maculosa e Doença de Lyme
Celebridades com a doença
Justin Timberlake é a celebridade com o relato mais recente sobre a doença, mas o problema já atingiu várias outras personalidades.
Nas redes sociais, o cantor afirmou que “batalhou com problemas de saúde” durante a turnê “Forget Tomorrow”.
“Conviver com isso pode ser extremamente debilitante, tanto mental quanto fisicamente. Quando recebi o diagnóstico, fiquei chocado, com certeza. Mas, pelo menos, eu conseguia entender por que eu estava no palco com uma dor enorme nos nervos ou simplesmente sentindo uma fadiga ou enjoo insanos”, desabafou.
Em 2020, o cantor Justin Bieber também confirmou o diagnóstico da doença.
“Enquanto muitos ficavam dizendo que ‘Justin Bieber está horrível’ ou usando drogas, eles não perceberam que recentemente fui diagnosticado com a doença de Lyme”, escreveu, na época.
Dois anos depois, ele adiou uma série de shows por conta do agravamento de seu estado de saúde, ainda que sem citar nominalmente a doença.
Justin Bieber no Grammy 2022
Angela Weiss/AFP
A doença de Lyme também já fez com que a canto Avril Lavigne pausasse a carreira por cinco anos.
Lavigne revelou em 2015 que convivia com o problema. Na época, a cantora anunciou a criação de uma fundação que leva seu nome e que apoia e dá suporte a pessoas que sofrem com a doença.
“Eu passei os últimos anos casa doente lutando contra a Doença de Lyme. Estes foram os piores anos da minha vida enquanto eu passava por batalhas físicas e emocionais”, contou Avril.
Avril Lavigne no VMA 2021
Evan Agostini/Invision/AP