Caninana é encontrada em berço de bebê em Santa Catarina

Uma família de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, levou um susto na última quarta-feira (30) ao encontrar uma cobra caninana dentro de um berço. O bebê estava seguro e fora do quarto no momento do resgate, que foi feito pela Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).

Apesar do susto, a espécie Spilotes pullatus é inofensiva e não peçonhenta. A caninana é uma das maiores cobras da Mata Atlântica e, segundo o biólogo Gilberto Ademar Duwe, é uma caçadora ágil, alimentando-se de roedores, aves, anfíbios e até outras cobras. Ela desempenha um papel importante no equilíbrio ambiental.

O biólogo explicou que a cobra foi resgatada em segurança e devolvida à natureza. Duwe também comentou a situação com humor nas redes sociais, dizendo que a “visitante inusitada resolveu tirar um cochilo VIP no berço”.

O resgate foi considerado tranquilo, e a cobra, apesar de sua fama popular de ser agressiva, não causou problemas. O biólogo ressaltou que a presença do animal pode ocorrer mesmo em áreas urbanas, sem matas próximas, e que é importante acionar as autoridades competentes para o resgate seguro em casos como esse.

Veja o vídeo do resgate:

View this post on Instagram

A post shared by Gilberto Ademar Duwe (@biologo.giba)

O post Caninana é encontrada em berço de bebê em Santa Catarina apareceu primeiro em Olhar do Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.