
Queimada em Taubaté, SP
Lucas Tavares/g1
A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para o risco de queimadas na região do Vale do Paraíba até segunda-feira (4), mas com atenção especial para este fim de semana.
De acordo com o órgão estadual, a possibilidade de ocorrências na região varia entre baixa e alta, com destaque para o domingo (3).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O cenário de risco é motivado pelo tempo seco e pela elevação das temperaturas que está previsto para ocorrer neste fim de semana.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as cidades do Vale do Paraíba tem previsão de registrar entre 20% e 30% de umidade relativa do ar nos próximos dias.
O ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é 60% – ou seja, a região pode ficar abaixo até da metade do ideal.
“Diante desse cenário, o risco de incêndios florestais será elevado, e a Defesa Civil reforça a recomendação para não realizar queimadas, manter a hidratação e evitar atividades físicas intensas nas horas mais secas do dia”, alertou o órgão.
Combate ao fogo na Serra da Bocaina
No ano passado, a região do Vale do Paraíba registrou inúmeras ocorrências de queimadas nesta época do ano – assista acima.
Em alguns casos, foi necessária a realização de uma grande operação – até com uso de aeronaves – para controlar a situação.
Orientações:
evitar queimadas e descarte de materiais inflamáveis em áreas de vegetação
hidratar-se constantemente, especialmente crianças e idosos
evitar exercícios físicos ao ar livre nos períodos mais quentes e secos do dia
ficar atento aos avisos e alertas emitidos pelas Defesas Civis
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina