O cantor e compositor Milton Nascimento se manifestou oficialmente neste domingo (3) sobre o processo movido por ele, Lô Borges, Márcio Borges e a gravadora Sony Music contra o Cruzeiro Esporte Clube. A ação, que gira em torno do uso não autorizado da música “Clube da Esquina nº 2” no anúncio de contratação do jogador Gabigol, gerou ampla repercussão entre torcedores e nas redes sociais.
No perfil oficial de Milton no Instagram, a equipe do artista divulgou uma nota explicando os motivos do processo e reforçando que não se trata de uma disputa financeira, mas sim de uma “defesa legítima do trabalho artístico, do direito autoral e do respeito à profissão”.
“Reiteramos que a música é trabalho, é sustento, é propriedade intelectual. Assim como um jogador de futebol é remunerado por seu ofício, compositores e artistas também têm o direito de decidir quando, como e por quem suas obras podem ser usadas. Em casos assim, é necessário separar a idolatria e se entender que o clube, para além do sentimento, é uma empresa/marca, que visa e tem lucros. A música para além do entretenimento que gera, é um trabalho sério, um patrimônio do autor e fonte de renda”, afirma o comunicado.
O pronunciamento ainda destacou o ódio que o cantor, que é Cruzeirense declarado, vem sofrendo nas redes sociais. Milton fez uma analogia para que todos pudessem entender a motivação do processo. “Imagine se alguém entrasse em uma grande rede de supermercados pertencente ao proprietário do Clube, pegasse os produtos das prateleiras e, ao chegar no caixa, solicitasse os itens gratuitamente, por amor ao time. Seria aceito?”, indagou ele.
“É exatamente isso que acontece quando se exige o uso gratuito de uma obra musical com fins comerciais, em nome de uma suposta homenagem… Essa não é uma briga por dinheiro. É uma defesa legítima do trabalho artístico, do direito autoral e do respeito à profissão”, continua a nota.
A reportagem entrou em contato com o Cruzeiro para solicitar um posicionamento e aguardar retorno.
O post Milton Nascimento se pronuncia sobre ação contra o Cruzeiro por direitos autorais apareceu primeiro em BHAZ.