Número de doadoras de leite humano é insuficiente para atender UTIs neonatais em Marília; veja como ajudar


Agosto Dourado: banco de Leite Humano de Marília busca novas doadoras
O mês de agosto, conhecido como Agosto Dourado, tem como foco a promoção da amamentação e a conscientização sobre a importância da doação de leite humano. Em Marília (SP), o Banco de Leite precisa de pelo menos 120 doadoras para atender à demanda dos hospitais, mas atualmente não chega nem a metade disso, contando com pouco mais de 50.
Segundo Sandra Domingues, idealizadora do projeto, fatores como período de férias e condições climáticas interferem no número de doações. “Por isso a necessidade da imprensa, dos hospitais e da nossa equipe em busca das mamães que estão amamentando, pra que colaborem ajudando as crianças que necessitam desse alimento que vale ouro”, afirmou em entrevista à TV TEM.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A cidade conta com três UTIs neonatais, que atendem principalmente bebês de baixo peso e prematuros, alguns pesando apenas 500 gramas. Para atender a essa demanda, a intensificação das ações neste mês é considerada fundamental.
O Banco de Leite de Marília fica localizado na rua XV de Novembro, 51, bairro Alto Cafezal, e as mães interessadas em colaborar podem doar sem sair de casa. Basta ligar para o (14) 3413-8696. Uma equipe do Banco de Leite vai até a residência para entregar o kit, dar orientações e recolher o leite uma vez por semana.
Além de Marília, outras cidades da região também contam com Bancos de Leite ou postos de coleta. Caso não haja unidade no município, as mães podem procurar uma unidade de saúde para receber orientações sobre como doar.
“É um gesto de amor, de doar vida para quem ainda não sabe pedir ajuda”, destacou Sandra, lembrando que, apesar do foco no Agosto Dourado, a doação é necessária durante todo o ano.
Banco de Leite de Marília enfrenta falta de estoque diante de alta demanda
Reprodução / TV Tem
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.