Pelo segundo dia consecutivo, uma força-tarefa do Corpo de Bombeiros e brigadistas atua para combater um incêndio na Serra do Rola Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As chamas, que começaram nesse domingo (3), avançam por uma área de vegetação de difícil acesso, exigindo um trabalho intenso das equipes por terra e pelo ar.
Nesta segunda-feira (4), 20 bombeiros e 21 brigadistas estão em campo tentando controlar as frentes de fogo. Seis equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para a operação. A causa do incêndio ainda não foi identificada e a extensão total da área queimada só será informada ao final dos trabalhos.
O fogo teve início na tarde de domingo, próximo à entrada do Condomínio Retiro das Pedras, em Brumadinho. Desde o começo, o vento forte e a geografia acidentada da serra dificultaram o combate e ajudaram a espalhar as chamas rapidamente.
Ainda no domingo, ao menos 61 pessoas, incluindo bombeiros e brigadistas da Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (AMDA) e do IBAMA atuaram na região. Eles contaram com o apoio de um helicóptero do Instituto Estadual de Florestas (IEF) para lançar água em pontos estratégicos.
Ao anoitecer de domingo, a operação terrestre foi suspensa por segurança, devido aos riscos de atuar em locais de difícil acesso durante a noite. Um sobrevoo final identificou três frentes de fogo ativas.
Uma delas, que avançava em direção a uma encosta próxima ao condomínio, elevou o nível de alerta para a possibilidade de o fogo se aproximar de casas.
Equipes dos bombeiros permaneceram em um ponto estratégico durante a noite para monitorar essa frente, enquanto as outras duas se dirigiam para áreas onde a tendência era de perderem força naturalmente. Os trabalhos de combate foram retomados nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira.
O post Incêndio na Serra do Rola Moça mobiliza Bombeiros pelo segundo dia seguido na Grande BH apareceu primeiro em BHAZ.