
Influencer fala sobre estado de saúde da mãe após procedimento estético em São Carlos
A mãe da influencer Carol da Mata está internada em estado grave após passar por um procedimento estético com uma cirurgiã-dentista, em São Carlos (SP), em 14 de julho.
A Polícia Civil investiga o caso como lesão corporal culposa (sem intenção), e a família alega que a profissional não poderia ter feito a intervenção na idosa de 75 anos.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 São Carlos no WhatsApp
A EPTV, afiliada da TV Globo, não conseguiu contato com a profissional até a última atualização desta reportagem.
O Conselho Federal de Medicina informou que o lifting cervical e o lifting temporal são áreas exclusivas de médicos, de acordo com uma legislação de 2013.
Procedimentos estéticos
Influencer Carol da Mata explica procedimentos feitos por cirurgiã-dentista em sua mãe em São Carlos, SP
Reprodução/EPTV
A idosa passou pelo lifting cervical, que remove excesso de pele e gordura do pescoço, e o lifting temporal, que rejuvenesce o rosto, especialmente ao redor dos olhos e das orelhas.
“A minha mãe queria retirar a gordura da papada, esticar também a região do pescoço, que com o tempo a gente vai envelhecendo, e fazer também a região dos olhos. Poucos dias depois da cirurgia, apareceram os problemas. Com o passar dos dias, ela começou a inchar muito. Os pontos abriram e virou uma infecção muito, muito grande”, afirmou a influencer.
A idosa e a filha entraram em contato com a profissional pelas redes sociais. Por áudio, ela informou que a situação era normal.
“É normal sim, meu amor. Quer que eu ligue para vocês de vídeo? Não precisa levar no médico, tá? É normal sim. Ela tomando o remédio pra dor já vai fazer o controle. Agora ela entrou com Clavulin, tá? Por que vocês não viam essa cor? porque tava vermelho. Então, toda aquela edema, aquela vermelhidão, ele vai começar a sair, tá? Entramos com Clavulin pra secar o líquido e o líquido tem cheiro ruim”, afirmou a cirurgiã-dentista na gravação.
O estado de saúde piorou e elas decidiram procurar ajuda médica. “O médico chegou a chamar a família, falou que a minha mãe corria risco de vida, né? Ele explicou que esse ano ele já operou oito pacientes com a mesma situação dela e que ele perdeu quatro pacientes. Saiu o exame e deu estafilococco e ele explicou que é uma das bactérias mais resistentes que existe e, na opinião dele, ela teria adquirido essa bactéria através do procedimento”, afirmou Carol.
Desde o último sábado (2), a EPTV tentou contato com a cirurgiã dentista pessoalmente e também por ligações e mensagens, mas não obteve retorno.
“Muito preocupada, principalmente com o estado de saúde da minha mãe, porque ela ainda tem que fazer outras cirurgias, ela ainda tá hospitalizada. Quer dizer, ela buscou melhorar a aparência e hoje está 10 vezes pior”, lamentou.
Investigação da Polícia Civil
Mãe da influencer Carol da Mata está na UTI após procedimento estético com cirurgiã-dentista em São Carlos, SP
Arquivo pessoal
Segundo o delegado Edmundo Ferreira Gomes, a família fez a denúncia no dia 27 de julho alegando imperícia na intervenção.
“Em princípio, [alegando] que essa profissional dentista não teria legitimidade para fazer esse tipo de intervenção, porque ela não teria especialidade. Isso é a alegacão da família. Diante dessa alegacão, a gente está instaurando inquérito para apurar a veracidade disso. Se ela não tem essa especialidade, evidentemente é uma temeridade. Aí ela não deveria ter feito a cirurgia de fato”, afirmou.
Veja a reportagem completa do EPTV2:
Idosa é internada após procedimento estético com cirurgiã-dentista em São Carlos
O que diz o CROSP
O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) informou que ainda não recebeu nenhuma manifestação relacionada ao caso e que não pode se manifestar sem informações detalhadas.
Informou ainda que procedimentos realizados “nas regiões temporal e cervical estão compreendidos entre as atribuições das especialidades de harmonização orofacial e de cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial”.
Disse que a “definição do ambiente clínico para a realização desses procedimentos deve ser feita pelo cirurgião-dentista responsável, considerando as particularidades clínicas de cada caso, dentro dos princípios de segurança e responsabilidade técnica que regem o exercício profissional da odontologia”.
Conclui dizendo que denúncias devem ser formalizadas pelo portal institucional. “Uma vez instaurado processo ético, o profissional poderá responder às penalidades previstas na legislação vigente, caso seja confirmada a irregularidade”, informou no comunicado.
A Vigilância Sanitária de São Carlos informou que está acompanhando o caso e também em contato com a família da vítima.
VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara