Brigadista relembra início de incêndio de grandes proporções em fábricas na Zona Leste de Manaus; ‘só deu tempo de correr’


Incêndio em fábrica de Manaus segue intenso bombeiros devem continuar combate na madrugada
“Só deu tempo de sair correndo e avisar nossos colegas que estavam na hora de descanso”, relatou o brigadista Jailson Santos sobre o incêndio que atingiu as instalações das fábricas da Effa Motors e Valfilm da Amazônia, localizadas no Distrito Industrial 2, Zona Leste de Manaus, na terça-feira (5). O sinistro já dura quase 24 horas.
O fogo já dura quase 24 horas. Segundo trabalhadores da Effa Motors, responsável pela produção de caminhões de pequeno porte, o incêndio teria começado por volta de meio dia com faíscas de solda que acabaram caindo em um produto químico na linha de produção onde estavam cerca de cem veículos.
​​📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Os funcionários evacuaram o prédio com rapidez. Um deles, que não quis se identificar, relatou o momento do pânico:
“Começou a pegar fogo no canto e já foi espalhando tudo. Aí todo mundo começou a correr desesperado.”
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que as chamas atingem o galpão da empresa e os funcionários correm para escapar. É possível ver o fogo se alastrando pelo telhado, gerando uma grande coluna de fumaça preta visível em várias regiões da cidade.
Inicialmente, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informou que não houve feridos. No entanto, por volta das 22h, o Complexo Hospitalar Sul divulgou uma nota confirmando que uma funcionária foi levada ao Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital 28 de Agosto.
Segundo a nota, a vítima foi socorrida antes da chegada dos bombeiros, motivo pelo qual não constava na lista oficial de feridos. O estado de saúde é considerado estável.
Segundo apurado pela Rede Amazônica a vítima foi identificada como Letícia Gomes, funcionária da fábrica e grávida de dois meses.
Ela descansava durante o intervalo do almoço quando foi surpreendida pelas chamas. Letícia conseguiu sair do prédio, mas sofreu queimaduras pelo corpo. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde do bebê.
Vídeo mostra trabalhadores durante incêndio que atinge fábrica de veículos na Zona Leste
LEIA TAMBÉM
Veja antes e depois de fábrica de veículos ser consumida por incêndio de grandes proporções em Manaus
Incêndio em fábrica de Manaus segue intenso e bombeiros devem continuar combate durante a madrugada
Situação das chamas
O incêndio, iniciado por volta de 12h da terça-feira (5), continua ativo até a manhã desta quarta (6), com mais de 21 horas de sinistro. As chamas se espalharam atingindo também instalações da empresa Valfilm da Amazônia.
O subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Borges, afirmou que ainda não há confirmação oficial sobre as causas do incêndio. Ao todo, 148 bombeiros foram mobilizados para combater o fogo, que segue confinado à área já destruída.
“Nós estamos trabalhando direto, são mais de 21 horas de incêndio. Trata-se de uma fábrica com uma enorme quantidade de materiais altamente inflamáveis e altamente tóxico. Materiais estes que possuem um potencial enorme de propagar chamas rapidamente. Então, a corporação está com todos os seus recursos disponíveis, não só de pessoal, como também de material, trabalhando e nós permaneceremos aqui até o controle total e deixarmos o local em segurança”, explicou o coronel.
Procurada pelo g1, a Effa Motors informou que não vai se pronunciar no momento.
“Neste momento, entendemos que qualquer manifestação seria prematura, já que os fatos ainda serão apurados pelas autoridades competentes”, declarou a empresa em nota.
A reportagem também tentou contato com representantes da Valfilm da Amazônia, mas até a publicação não obteve retorno.
Na manhã desta quarta-feira (6), o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, visitou o local. Ele lamentou o ocorrido e garantiu apoio à reconstrução da fábrica.
“Nós, da Suframa, lamentamos profundamente o ocorrido aqui na Effa Motors, que destruiu a única fábrica de veículos utilitários do Polo Industrial de Manaus. Estaremos ao lado da diretoria e dos trabalhadores para ajudar na reconstrução imediata dessa importante empresa do PIM”, afirmou.
Veja local onde incêndio de grandes proporções atingiu fábrica de veículos na Zona Leste de Manaus.
g1
Imagens aéreas mostram incêndio que atinge fábrica de veículos em Manaus
Adicionar aos favoritos o Link permanente.