Safra de mel é comprometida após incêndio no interior do Piauí; ‘mais de 7 toneladas perdidas’, diz apicultora


Incêndio florestal chega ao oitavo dia no interior do Piauí
Um incêndio que já dura oito dias na zona rural de Pavussu e Canto do Buriti, no sertão piauiense, comprometeu produções de apicultores, agricultores e criadores de animais. As chamas destruíram lavouras, consumiram a mata nativa e colocaram centenas de animais em risco.
A apicultora Dalila Pereira de Sousa relatou a perda de quase 7 toneladas de mel, após ter colhido 22 tambores na última safra.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
“Esse ano não vai ter como produzir mel, vai ser muito fraco porque as abelhas foram todas embora, a vegetação tá devastada”, lamentou. O apicultor Valdir Alves também perdeu 20 caixas de abelhas, estimando um prejuízo de R$ 8 mil.
Na agricultura, as perdas chegam a 90%, especialmente nas lavouras de arroz, milho e feijão, segundo o decreto da prefeitura de Pavussu, que declarou situação de emergência. O prefeito Winicius Miranda (PSD) destacou que as três principais fontes de renda do município — agricultura, criação de animais e apicultura — foram afetadas.
O incêndio florestal afeta, segundo o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), cerca de 98 km² – o equivalente a 13.625 campos de futebol.
A Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, da Defesa Civil do Piauí e da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), contabiliza, no entanto, que a área afetada é de 69 km².
“Era no total de 33 porcos e eu consegui salvar 18. Foi a maior correria, o marido de uma prima minha me avisou ‘corre lá que o tá pegando fogo’ ai eu consegui prender esses e os outros encontrei só a carcaça. Prejuízo muito grande”, afirmou o criador de porcos Anderson Mendonça.
Incêndio em área de mata no Piauí avança
g1
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.