
Governador do Texas manda prender deputados que ‘fugiram’ do estado
Nos Estados Unidos, um governador pediu a prisão de deputados estaduais do partido de oposição. Isso tem a ver com as eleições parlamentares do ano que vem.
Donald Trump tem maioria na Câmara dos Deputados federais, mas por uma margem pequena. Apenas sete parlamentares a mais que a oposição. As pesquisas para a eleição do ano que vem, que renova toda a Câmara, mostram que o partido de Trump, o Republicano, pode perder o controle da casa.
Para evitar a derrota, os republicanos tentam redesenhar o mapa eleitoral do Texas.
Nos Estados Unidos, o voto é por distritos. Os estados são divididos em dezenas deles, e os partidos disputam a maioria dos votos em cada um. Os distritos são redesenhados a cada dez anos, com base no censo populacional.
Mas Trump pediu um novo redesenho já para a eleição do ano que vem.
Como funcionaria esse redesenho? No Texas, dos 38 deputados federais, 25 são republicanos (65%) e 12 são democratas.
O plano dos republicanos é redistribuir os eleitores. Na prática, transformando distritos democratas em distritos com maioria republicana. Assim, o partido do presidente abocanharia cinco cadeiras dos democratas.
O plano dos republicanos é redistribuir os eleitores. Na prática, transformando distritos democratas em distritos com maioria republicana. Assim, o partido do presidente abocanharia cinco cadeiras dos democratas.
Jornal Nacional
A prática de mudar os mapas é antiga na política americana, mas o professor de Direito Constitucional da Universidade de Columbia, Richard Biffault, explicou ao Jornal Nacional que desta vez a alteração dos distritos não só é fora da época do censo, como não tem nenhuma explicação legal. A única justificativa é puramente político-partidária. Isso não é contra a lei, só que nunca foi feito.
A Assembleia Legislativa pôs a proposta na pauta de votação, mas antes que os deputados estaduais pudessem votar, 56 parlamentares democratas viajaram para fora do estado para evitar que a sessão tivesse quórum.
Por isso, na segunda-feira (4), o governador Gregg Abbot mandou a polícia localizar, prender e trazer os deputados de volta para o estado. Como os democratas estão espalhados pelo país, um senador republicano pediu a ajuda do FBI, a polícia federal americana, que ainda não se pronunciou.
A crise, que começou no Texas, se espalhou pelo país. Governadores democratas, como Kathy Hochul, de Nova York, ameaçaram contra-atacar e também redefinir os mapas eleitorais para favorecer o partido usando a mesma tática dos republicanos.
O professor avalia que é uma espécie de guerra política.
“Eleições justas requerem regras justas, e o que estamos vendo é que o partido que está no poder está tentando reescrever as regras.”