
IA ‘ressuscita’ Dominguinhos do Estácio em disputa de samba da Viradouro
Um dos sambas que concorrem para se tornar o hino oficial da Unidos do Viradouro no Carnaval de 2026 traz uma inovação inédita: a voz de Dominguinhos do Estácio, recriada com inteligência artificial.
O recurso foi usado com autorização e respaldo legal da família do intérprete, que morreu em 2021, aos 79 anos, após sofrer uma hemorragia cerebral.
Dominguinhos do Estácio foi a voz da escola em 11 carnavais, incluindo o desfile do primeiro título da Viradouro no Grupo Especial, em 1997.
Como foi feita a gravação
A base da composição concorrente foi feita da forma tradicional, com os compositores reunidos ao redor de uma mesa. Depois, veio a parte tecnológica: em uma sala com um computador, o compositor Marcelo Bertolo trabalhou para inserir a voz de Dominguinhos na gravação.
“A gente pegou vários áudios dele, alimentamos a inteligência artificial, ela foi assimilando o timbre dele. A partir do momento que a gente já tinha o timbre de voz, foi o intérprete oficial do nosso samba que cantou reproduzindo a voz dele”, explicou Marcelo.
Laço entre Dominguinhos e Ciça
A tecnologia permitiu que a voz de Dominguinhos reaparecesse na faixa que embala o enredo de 2026: uma homenagem ao mestre Ciça, ritmista e diretor de bateria da escola — e a primeira vez que um mestre de bateria será homenageado em vida no Grupo Especial.
“O Dominguinhos tem um laço não só com a Viradouro, mas com o Ciça também. Trazer a memória e o legado dele para esse contexto do Carnaval de 2026 foi emocionante. Não só pra nós que somos viradourenses, mas pro mundo do samba”, disse o compositor Thiago Meiners.
Mas, segundo as regras da disputa, a inteligência artificial não poderá ser usada nas apresentações ao vivo na quadra. Os sambas devem ser levados “no gogó”.
“O que vale pra gente é o conteúdo da obra, sua relação com o enredo e a forma como ela se apresenta na quadra. A criatividade é bem-vinda, mas a escolha é feita com base na qualidade da obra”, afirmou Alex Faab, diretor de carnaval da Viradouro.
Para a família de Dominguinhos, a experiência de ouvir novamente a voz do cantor foi comovente.
“Poder ter um pouquinho da voz dele, sentir que ele tava ali… dá um acalento no coração. Parecia que ele realmente tava aqui pertinho da gente”, disse emocionada Livian Ferreira, filha do intérprete.
Dominguinhos do Estácio
Reprodução / Facebook Dominguinhos do Estácio