Maestro Sul-mineiro recebe título de Doutor Honoris Causa da Unifal em cerimônia marcada por emoção e música


Wagner Tiso é agraciado com título Doutor Honoris Causa pela Unifal-MG
O pianista, compositor, maestro e arranjador Wagner Tiso recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), em uma cerimônia realizada na noite desta semana em Alfenas (MG). A homenagem reconhece a extensa contribuição do músico à cultura e à música brasileira ao longo de mais de seis décadas de carreira.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Natural de Três Pontas (MG), Tiso viveu por muitos anos em Alfenas, cidade com a qual mantém uma forte ligação afetiva. “Aqui é minha casa, Alfenas me acolheu. Eu sou apaixonado por Alfenas até hoje”, disse emocionado. Ele também relembrou suas raízes e exaltou o talento musical presente em todo o estado. “Minas Gerais é terra de música. O que tem de talento aqui não é mole”, disse.
O produtor cultural e diretor da comunicação da Unifal, Ivanei Salgado, destacou a importância de Wagner Tiso não só para a música, mas também para a identidade cultural do país. “Ele é parte fundamental da tradição musical brasileira, com uma obra que ultrapassa fronteiras e estilos, transitando entre o rock progressivo, a música popular brasileira, o jazz e a música erudita”, ressaltou.
A cerimônia contou ainda com momentos simbólicos e emocionantes. Embora não estivesse previsto no roteiro, Tiso se sentou ao piano para tocar, arrancando aplausos do público e reforçando o elo entre sua trajetória artística e a história da música nacional.
“É uma grande honra ficar ao lado desses intelectuais me elogiando. Será que eu mereço isso? Eu fiquei pensando. Acho que mereço, porque todo mundo quis me homenagear. Estou muito feliz”, expressou o maestro.
Maestro Wagner Tiso recebe título de Doutor Honoris Causa da Unifal em Alfenas, MG
Reprodução/EPTV
Além da cerimônia, uma exposição reuniu fotografias, discos, revistas e outros itens que ajudam a contar a história do músico. A mostra celebrou a trajetória de Wagner Tiso desde os tempos de Três Pontas e Alfenas até sua projeção internacional.
Um dos criadores do Clube da Esquina, movimento que revolucionou a música popular brasileira nos anos 1970 ao lado de Milton Nascimento e outros artistas mineiros, Wagner Tiso já foi homenageado em várias partes do mundo e também em sua cidade natal.
Para Paulo Francisco, sobrinho do músico, a homenagem da Unifal em uma cidade que ele tanto ama, tem um significado especial. “Ele está muito feliz e a gente também. Alfenas faz parte da história dele”.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.