Evento incentiva ações que promovem a permanência dos estudantes na escola. O monitoramento de dados tem se tornado parte fundamental da cultura das unidades de ensino em tempo integral.
“Gestão para o Engajamento” é a base do trabalho dos Centros de Ensino em Período Integral (CEPIs) em Goiás para garantir a permanência dos estudantes nas unidades escolares. Com esse foco, a Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) promoveu uma formação que reuniu coordenadores pedagógicos em uma tarde de troca de experiências e práticas exitosas.
A formação teve como objetivo oferecer aos 263 coordenadores pedagógicos uma palestra e oficinas práticas com propostas de atividades que contribuam para a permanência dos estudantes no ensino integral, ajudando também na redução da evasão escolar.
Aprimoramento nas escolas
Durante o encontro, a palestrante Samea Damásio, mestra em Linguística Aplicada, compartilhou processos formativos voltados ao trabalho conjunto entre gestores e coordenadores escolares. “Entendemos que o coordenador pedagógico precisa se aprimorar para apoiar o gestor nesse processo de inserção da cultura do monitoramento de dados na escola, em parceria com os professores e toda a comunidade escolar”, pontuou.
Na ocasião, o coordenador do Centro de Ensino em Período Integral Professor Sebastião França, de Goiânia, destacou a importância da formação para o fortalecimento do trabalho pedagógico. “É muito importante participar dessas formações promovidas pela Seduc, porque elas possibilitam uma rica troca de experiências”, ressaltou.
O evento foi encerrado com uma oficina prática, que reforçou o processo de formação e incentivou o trabalho colaborativo dentro das unidades escolares, com o objetivo de oferecer um ambiente mais atrativo e eficiente para os jovens.






