Polícia Civil conclui inquérito e denuncia empresa de coleta de lixo por crimes ambientais em Aracaju


Empresa responsável pela coleta de lixo em Aracaju é denunciada por crimes ambientais
SSP/SE
A empresa que foi responsável pela coleta de lixo em Aracaju até o mês de junho, foi denunciada ao Ministério Público por crimes ambientais. A informação foi divulgada, nesta quinta-feira (7), pela Polícia Civil após conclusão do inquérito pela Delegacia Especial de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama).
De acordo com o delegado Flávio Albuquerque, responsável pelo caso, a perícia do Instituto de Criminalística constatou que cinco caminhões utilizados na coleta estavam em situação inadequada, operando sem a devida licença e representando riscos ao meio ambiente e à saúde pública.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 SE no WhatsApp
“Comprovamos que a empresa dificultou a fiscalização ambiental, causou poluição com risco à saúde humana e operava atividade potencialmente poluidora sem licença ambiental”, disse.
Ainda de acordo com ele, o Ministério Público de Sergipe propôs à Renova Ambiental acordo de não persecução penal, um tipo de acordo judicial que evita o processo criminal caso a empresa cumpra determinadas condições. A proposta do Ministério Público prevê ainda o pagamento de 40 salários mínimos pela empresa, divididos em quatro parcelas. A Prefeitura de Aracaju havia rescindido o contrato com a empresa em junho deste ano.
O g1 não localizou nenhum representante da empresa para falar sobre o assunto.
Entenda o caso
A investigação foi iniciada após a interdição de veículos da Renova, em 8 de maio deste ano, durante fiscalização da Adema motivada por denúncias de vazamento de chorume. Mesmo com ordem de paralisação, os caminhões continuaram operando. Representantes da empresa foram encaminhados à 3ª Delegacia Metropolitana. O caso foi encaminhado à Depama, que concluiu pela prática de crimes ambientais.
Coleta de lixo é paralisada em Aracaju e cinco caminhões são interditados pela Adema
Adicionar aos favoritos o Link permanente.