
Projeto Arena Alegria retorna após seis anos e leva lazer gratuito a comunidades do Itaqui-Bacanga
Divulgação/assessoria
O projeto Arena Alegria está de volta após seis anos de pausa e promete levar brincadeiras, cultura, música, lazer e inclusão social de forma gratuita a comunidades da região do Itaqui-Bacanga, uma das mais populosas de São Luís. A quarta edição do projeto vai realizar eventos nos bairros Cidade Nova, Vila Embratel e Vila Nova, entre os dias 16 e 30 de agosto.
Criado pela produtora cultural Cássia Melo, da Oito Projetos Criativos, o Arena Alegria conta com o patrocínio do Ministério da Cultura e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Segundo a idealizadora, o retorno do projeto marca um momento importante de ocupação dos espaços públicos por crianças e suas famílias.
📲 Clique aqui e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp
“Optamos por realizar o Arena Alegria em praças onde o projeto ainda não havia sido realizado. Queremos estimular a ocupação comunitária desses espaços. Em um momento em que os pais se preocupam com o excesso de tecnologia na rotina das crianças, queremos resgatar a interação real, fora das redes sociais, promovendo brincadeiras e momentos em família”, destacou Cássia Melo.
A programação será gratuita e acontecerá sempre das 16h às 20h, com gincanas, brincadeiras e apresentações culturais. Uma equipe estará presente para auxiliar as crianças nas atividades, incentivando o desenvolvimento de habilidades e a convivência coletiva.
Entre as atrações, o palhaço mímico Gilson César promete animar a garotada durante todo o evento. O mágico Viktor Aiko e a banda Vagalume também integram a programação, encerrando cada dia com música e diversão. Na abertura, marcada para o dia 16 de agosto, na Praça das Mangueiras (Cidade Nova), a cantora Camila Reis será uma das atrações.
O evento contará com estrutura de acessibilidade, incluindo cadeiras reservadas para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, além de intérprete de Libras.
Além da programação cultural, o projeto inclui uma ação de coleta seletiva, realizada pela empresa RL Serviço Geral, com o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos. Os materiais recolhidos serão destinados a instituições que trabalham com reuso e reciclagem.
Próximas datas e locais:
16 de agosto: Praça das Mangueiras – Cidade Nova
23 de agosto: Praça 1º de Maio – Vila Embratel
30 de agosto: Orla do Bonfim – Vila Nova
A iniciativa conta com o apoio de organizações comunitárias, como a Associação Mulheres Unidas Cidade Nova e o GUME (Grupo de Mulheres Empreendedoras), da Vila Nova.
“O Arena Alegria é um modelo importante, que contribui para a conscientização sobre o uso dos espaços públicos, o fortalecimento das relações familiares e ainda gera emprego e renda. Estamos muito felizes com esse retorno e com os parceiros que acreditam no impacto positivo do projeto”, concluiu Cássia Melo.
A iniciativa conta com o apoio de organizações comunitárias, como a Associação Mulheres Unidas Cidade Nova e o GUME (Grupo de Mulheres Empreendedoras), da Vila Nova.
Divulgação/ Assessoria