Presidente Lula chega ao Acre para anunciar investimentos de infraestrutura
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Acre nesta sexta-feira (8) para anunciar investimentos para recuperação da BR-364, rodovia que corta o estado e está em péssimas condições de conservação. Lula desembarcou em Rio Branco com uma comitiva de ministros por volta das 9h45.
Do aeroporto, o presidente segue para a Casa de Acolhida Souza Araújo, que atende ex-hansenianos na capital, de helicóptero e depois para Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre), empresa referência nacional na produção de castanhas.
✅ Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Esta é a primeira vez de Lula no Acre neste mandato. Ele foi recebido pelo governador Gladson Camelí no Aeroporto Plácido de Castro.
As rede sociais do Ministério dos Transportes destacam que as BRs-364 e 317/AC vão receber mais de R$ 870 milhões em manutenção e recuperação.
Lula vai participar de uma cerimônia com diversas autoridades locais na Cooperacre
Renato Menezes/g1
Histórico de visitas ao Acre
Lula não esteve no estado durante os primeiros quase três anos de governo. Durante seus dois mandatos como presidente da República (2003 – 2010), o político veio ao Acre em poucas ocasiões, sempre relacionadas a agendas de infraestrutura e programas sociais.
Entre as visitas oficiais, destacam-se:
Janeiro de 2006: Lula inaugurou a ponte binacional sobre o Rio Acre, que liga o Brasil ao Peru, e anunciou convênios para assentamentos rurais em todos os municípios do estado.
Julho de 2008: Fez uma escala técnica de cerca de 15 minutos no Aeroporto Internacional de Rio Branco durante uma viagem oficial à Bolívia, quando tratou do andamento das obras da BR-364.
Agosto de 2009: Visitou Rio Branco para entrega de unidades habitacionais do programa Minha Morada.
Após o fim do mandato em 2010, Lula retornou ao Acre como ex-presidente em algumas ocasiões, como em novembro de 2015, quando participou de eventos em Brasiléia, Assis Brasil e Rio Branco, incluindo inaugurações e encontros sobre cadeias produtivas sustentáveis. Contudo, essas visitas não tinham caráter oficial do governo federal.
Reveja os telejornais do Acre