
Túnel entre Santos e Guarujá será construído embaixo do mar
Divulgação/Governo de SP
O projeto do túnel imerso entre Santos e Guarujá avançou no processo de licenciamento ambiental. O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) aprovou o parecer técnico da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Com isso, o projeto poderá receber a Licença Prévia (LP), que confirma a viabilidade ambiental com base nos estudos apresentados.
A análise foi fundamentada no Estudo e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/Rima), elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que detalha os possíveis efeitos socioambientais do empreendimento (confira os impactos abaixo).
A Licença Prévia (LP) não autoriza o início das obras, mas é essencial para avançar à próxima etapa: a Licença de Instalação (LI), que libera os trabalhos desde que todas as exigências legais e ambientais sejam cumpridas.
A LI também integra o processo de licenciamento ambiental, cuja última fase é a Licença de Operação (LO), responsável por autorizar o funcionamento do empreendimento.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
A Cetesb já havia emitido parecer favorável ao projeto, mas a emissão da Licença Prévia dependia da aprovação final do Consema, que reúne representantes de diversos setores, como Ministério Público, OAB e sociedade civil. O colegiado aprovou o parecer na quinta-feira (7), em São Paulo.
Durante a votação, somente duas abstenções foram registradas. O demais membros do conselho votaram a favor da aprovação do parecer da Cetesb, que, inclusive, foi elogiado por representantes do Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil).
Como é a tecnologia de túnel imerso, que será usada em Santos
Leilão
O leilão que vai definir as empreiteiras responsáveis pela construção e operação do túnel imerso entre Santos e Guarujá, no litoral de São Paulo, foi adiado para o dia 5 de setembro. A mudança ocorreu após novas contribuições ao projeto serem apresentadas durante o roadshow realizado na Europa, que reuniu empresas interessadas na obra. Inicialmente, o leilão estava previsto para agosto.
Em junho, o Governo de São Paulo também republicou o edital de licitação da obra. A nova versão traz ajustes técnicos e operacionais, além de um aumento no valor estimado do investimento, que passou de R$ 5,96 bilhões para R$ 6,8 bilhões.
Entenda o túnel submerso que vai ligar Santos a Guarujá
g1
Impactos avaliados
O EIA avaliou 46 impactos socioambientais potenciais no projeto, sendo um na fase de planejamento, 34 na fase de implantação e 11 na fase de operação. Em contrapartida, as medidas mitigadoras para controlar e compensar os impactos forma agrupadas em 17 programas no estudo.
Reunião do Consema aprovou parecer da Cetesb sobre projeto de túnel Santos-Guarujá
Reprodução/Semil-SP
Entre os principais impactos estão:
Redução da cobertura vegetal e interferência no mangue;
Desapropriação de imóveis e deslocamento compulsório de população e atividades;
Risco de eventos climáticos extremos, acidentes ambientais relacionados a incêndios, problemas na ventilação, alagamentos e vazamentos de produtos perigosos.
No entanto, o representante da Fipe, que elaborou o estudo, explicou que medidas foram estabelecidas no documento para controlar, evitar ou compensar os impactos.
Sobre o túnel
Projeto do túnel Santos-Guarujá é apresentado na Ásia
Divulgação/Governo de São Paulo
O projeto da ligação seca prevê um túnel submerso de 870 metros para oferecer uma alternativa rápida de travessia entre Santos e Guarujá. Atualmente, os usuários dependem principalmente das balsas, que podem levar de 20 minutos a algumas horas, dependendo do tráfego, movimentação no porto e condições climáticas.
O projeto está qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e é a maior obra integrada ao novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Em junho, o Governo do Estado de São Paulo republicou o edital de licitação para a construção do túnel, com alterações técnicas e operacionais, além de um reajuste no valor estimado do investimento, que passou de R$ 5,96 bilhões para R$ 6,8 bilhões — diferença de R$ 840 milhões.
A empresa responsável pela concessão de 30 anos para construção, operação e manutenção do túnel será definida por meio de leilão, que deve ocorrer no dia 5 de setembro, às 16h, na sede da B3, em São Paulo.
Lula e Tarcísio lançam edital do Túnel Santos-Guarujá, SP
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos