Sem bebedouro e com problemas estruturais: funcionários compram água por conta própria para pacientes de UBS em Piracicaba


Pacientes apontam falta de estrutura em unidade de saúde de Piracicaba
Com problemas na estrutura do imóvel e equipamentos sem manutenção, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Jupiá, em Piracicaba (SP), apresenta rachaduras nas paredes, falta de azulejos em parede de consultório, cadeiras quebradas, além de bebedouros e painéis de informações inoperantes na recepção.
Sem água para pacientes
Uma funcionária, que teve a identidade preservada na reportagem, afirmou que com a falta de água filtrada, com qualidade adequada para servir aos pacientes, a equipe compra garrafas por conta própria.
“Na ausência do filtro dos pacientes, pegamos da nossa própria água, que também compramos para a equipe, e damos a algum atendido que precise tomar remédio, como no caso de algum paciente hipertenso, por exemplo”, relatou.
Bebedouro quebrado em Unidade Básica de Saúde no Bairro Jupiá em Piracicaba
Reprodução/EPTV
“Está difícil. Nós que usamos bastante gostaríamos que a estrutura fosse melhor”, disse uma paciente à equipe da EPTV, afiliada da Globo para Piracicaba e região.
Receba no WhatsApp notícias da região de Piracicaba
A manutenção do bebedouro da unidade foi solicitada há cerca de três meses pela chefia da UBS do Bairro Jupiá. Mas, até a publicação desta reportagem, o serviço não havia sido realizado.
Denúncias
Membro do Conselho de Saúde, órgão fiscalizador, afirmou que entre as denúncias mais recorrentes em relação aos serviços prestados estão:
falta de médicos
falta de medicamentos nas farmácias
problemas estruturais nas unidades de saúde
“Aqui é um lugar de saúde. Deveria passar por uma reforma”, observa outra paciente entrevistada pela EPTV.
O membro do Conselho de Saúde, Paulo Henrique Soares, afirmou que recebe cerca de quatro reclamações por semana sobre problemas no serviço municipal.
O que diz a prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Piracicaba informou que foram finalizadas as obras de reforma nas USFs Mario Dedini 2, Algodoal, Kobayat Líbano, Eldorado 2, Santa Fé e UBSs Planalto, Cecap, Tupi e Monte Líbano. Há também obras em andamento nas unidades dos bairros Cecap, Jaraguá, Piracicamirim, São José e estão licitadas obras nas unidades Jardim Vitória, Vila Cristina, Jardim Esplanada e Santana.
“Há na cidade 74 unidades de saúde e são realizadas constantes avaliações sobre os prédios que abrigam essas unidades”, disse.
“A unidade do Jupiá também passou por avaliação técnica. A estrutura não oferece risco à população, segundo a Gerência da Atenção Básica, mas a mudança para um prédio mais adequado para o atendimento da população e o trabalho dos servidores será feita. Essa mudança já está sendo estudada e fará parte de um plano de reestruturação da Administração”, finalizou.
VEJA TAMBÉM
Prédio do posto de saúde do Sol Nascente, em Piracicaba, está em condições precárias
Pacientes da Unidade de Saúde da Família do bairro Sol Nascente, em Piracicaba (SP), denunciaram à EPTV, afiliada da TV Globo, a presença de rachaduras em partes internas e externas do prédio de saúde. A unidade atende mais de 4 mil pessoas por mês.
“É o único posto do bairro. Vai esperar acontecer alguma coisa para reformar?”, afirma a atendente Gabriela Coelho à EPTV.
“É um descaso com a população. Não é por ser público que deve ficar desse jeito. Tem que consertar o que está quebrado”, diz a moradora Marisa Alves da Silva.
A EPTV constatou que as rachaduras estão até dentro de consultório médio. Além disso, há um buraco não reparado na parede, que foi resultado de uma manutenção. Também foram encontradas falhas no atendimento básico de higiene, como a falta de sabão e papel em um dos banheiros.
O que diz a prefeitura
A prefeitura de Piracicaba informou que o prédio da USF do Chapadão passou por vistoria técnica e não apresenta risco para a população. Também afirmou que a região será contemplada com uma nova Unidade Básica de Saúde, que será construída na Avenida Pompeia. Sobre os itens de higiene, a administração municipal declarou que a reposição já foi feita pela equipe de limpeza.
Rachadura dentro de consultório médico na USF do bairro Sol Nascente em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
Posto interditado há meses
Outro posto de saúde com rachaduras é Paineiras, no Jardim Belverdere em Piracicaba. A unidade foi interditada no início do ano pela própria prefeitura por causa de rachaduras e desde então segue fechada e sem manutenção.
A estrutura foi alvo de depredações, furtos e invasões. Vidros foram quebrados, o alambrado foi estourado e até o telhado apresenta buracos.
‘Vamos optar por demolir’, diz secretário sobre unidade de saúde com problemas em Piracicaba
Sem atendimento no bairro, os moradores do Jardim Belvedere, que dependiam do posto, agora precisam se deslocar para outras unidades.
“Tem que ir para [unidades de saúde] Vitória ou Planaltos. Não é só eu, todos os vizinhos precisam. É difícil porque somos idosos, as vezes está chovendo… Eles [prefeitura] têm que dar um jeito de arrumar o posto para nós, porque nós precisamos”, afirma a pensionista Ana Francisca de Oliveira.
Rachadura na Unidade de Saúde de Família Paineiras
Edijan Del Santo/EPTV
Locação de novo prédio
Em nota, a Prefeitura informou que tem um processo de locação de um novo prédio para atender provisoriamente a população da região do Paineiras. No entanto, não há previsão de quando a nova unidade começará a funcionar.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Piracicaba.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.