A inauguração da montanha-russa do Parque Guanabara, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, prevista para o final deste mês, será adiada. A expectativa, segundo o diretor Reynaldo Pereira Dias, é que ela ocorra na segunda quinzena de setembro.
A novidade, que veio da Europa, já chegou ao Brasil, mas ainda falta ser transportada do Porto de Santos, em São Paulo, para Belo Horizonte. A expectativa era de que os equipamentos tivessem chegado à capital mineira no início do mês de agosto. Ao BHAZ, Reynaldo falou sobre os entraves enfrentados no processo de transporte.
“Toda hora surge uma nova exigência, um novo obstáculo. Mesmo com toda a documentação em dia, parece que sempre arrumam um jeito de atrasar o processo. Nossa expectativa é que, nas próximas semanas, os contêineres sejam finalmente colocados nas carretas para poder vir para Belo Horizonte”, explica.
Se tudo der certo, a montanha-russa deve chegar na capital mineira no final do mês, mas, segundo Reynaldo, “é impossível” que ela fique pronta ainda em agosto. “Todo o processo de montagem, de arrumar os detalhes, leva mais ou menos um mês. Então, a nova inauguração deve ocorrer em meados ou no final de setembro”, destaca.
Skywalker
A montanha-russa se chama “Skywalker” (caminhante do céu em português) e terá trilhos azuis e carrinhos que imitam foguetes. “A ideia é que as pessoas se sintam viajando pelo céu”, afirma Reynaldo. Ela será o primeiro brinquedo desse tipo no parque, inaugurado na Pampulha em 1970. “Nunca tivemos montanha-russa, o que mais se aproxima disso é a nossa lagarta”.

Reynaldo explica que a atração será fiel ao slogan “Parque da Família” do Guanabara. “Optamos por uma montanha-russa que atenda ao nosso público, então escolhemos algo não tão radical e sem looping”. O brinquedo vai permitir a entrada de crianças acima de 1,10 m de altura.
De acordo com Reynaldo, o modelo escolhido é o mais vendido no mundo. “O parque prima muito pela segurança. Então, compramos um equipamento consagrado no mercado e que existe há décadas. Ela foi feita em uma fábrica da Itália e tem um sistema de segurança muito moderno”, destaca.
A novidade custou cerca de R$ 7 milhões. “Ele tem 11 m de altura e vai ocupar uma área de 40 m por 17 m. Nós tivemos que remodelar o espaço do parque, reposicionar aparelhos, eliminar o Palácio do Riso, entre outras alterações para caber a montanha-russa”, conclui Reynaldo.

O post Inauguração da montanha-russa do Parque Guanabara, em BH, é adiada; saiba para quando apareceu primeiro em BHAZ.