Sabor de família: mulheres do Piauí preservam receita de bolo frito há 50 anos


Piauí de Riquezas vai te levar em uma viagem divertida por José de Freitas
O Piauí de Riquezas deste sábado (9) foi até a cidade de Amarante, a cerca de 160 km de Teresina, para contar a história de uma família de mulheres que mantém viva a tradicional receita do bolo frito há 50 anos.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Dona Teresinha vende os deliciosos bolos fritos desde 1975, agora no Mercado do Produtor Elias Teixeira e Silva, em Amarante. Ela destacou que a receita foi repassada por sua mãe
“Começou na minha mãe, aí ela foi passando para as filhas. Nós estamos na terceira geração, já que a minha filha também está aqui. Nós fazemos cerca de 2 kg de bolo frito, principalmente aos sábados, que a quantidade é maior”, iniciou a mulher.
Teresinha destacou que acorda por volta das 4h30 para preparar a massa de bolo frito. Ainda na manhã, parte para o Mercado do Produtor com a irmã e outras funcionárias. A permissionária contou que vende outros tipos de bolos e doces, mas o bolo frito é mais procurado pelos clientes.
Segundo Taynara Lima, filha de Teresinha, a transmissão da receita entre gerações é um fator que reforça o prestígio e a demanda da receita.
“Eu comecei a acompanhar com a minha avó, aos 9 anos. Comecei pequeninha, vendo e ajudando. Eu aprendi a fazer [o bolo frito] com a minha mãe. Ele é muito famoso. Tem gente de fora que vem aqui para comer o bolo frito. As pessoas tem confiança, pois sabem que a receita é uma herança”, destacou a jovem.
Bolo frito vendido em mercado de Amarante, no Piauí
TV Clube
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.