O terror dos turistas: entenda por que o Google Maps não funciona neste país


Google Maps
Henry Perks/Unsplash
O Google Maps está disponível em praticamente todos os países do mundo, mas, em alguns deles, os usuários só podem acessar uma versão limitada do serviço. É o caso da Coreia do Sul, onde não é possível usar o aplicativo para criar rotas de carro, de bicicleta ou a pé.
No país, o Google Maps também não consegue informar sobre a situação do trânsito em tempo real, nem sobre os limites de velocidade em vias, dois recursos que estão disponíveis no Brasil. O rival Apple Maps também enfrenta restrições desse tipo.
Isso acontece porque a Coreia do Sul impede o envio de dados detalhados sobre o seu mapa para o exterior. O país alega que a transferência pode dar a adversários acesso a informações sensíveis, como o local de instalações militares.
Por conta das limitações nos serviços mais conhecidos, usuários na Coreia do Sul precisam recorrer a aplicativos locais como o Naver e o Kakao. Os dois também oferecem serviços de busca, e-mail, mensagens, música e outros.
O Google diz que turistas estrangeiros podem enfrentar inconvenientes e já pede há alguns anos autorização para enviar dados do mapa sul-coreano para servidores em outros países.
Na última sexta-feira (8), o Ministério de Terras, Infraestrutura e Transportes da Coreia do Sul informou que a decisão sobre o pedido mais recente da empresa foi adiada para outubro.
O órgão disse que o prazo foi estendido para o Google apresentar ações que tratem das preocupações do país com segurança nacional. A solicitação da empresa já tinha sido adiada em maio e negada em tentativas anteriores, em 2007 e 2016.
Google diz que pediu acesso a mapa da Coreia do Sul que já remove informações confidenciais
Reprodução/Google
Após a decisão, o Google contestou a justificativa de preocupações com segurança no uso dos mapas e disse que pediu acesso a uma versão sem informações confidenciais, mas admite tomar outras medidas apontadas por autoridades sul-coreanas.
A empresa disse ainda que licencia mapas de um servidor sul-coreano, mas só pode mostrar dados de locais como pontos turísticos e empresas, sem oferecer o recurso de rotas, informa o jornal britânico The Guardian.
Os Estados Unidos, onde estão as sedes de Google e Apple, alegam que a limitação impede serviços americanos de competirem igualmente no país e pressionam o governo sul-coreano sobre o que consideram uma barreira não-tarifária.
LEIA TAMBÉM:
‘Máquina do tempo’ do Google viraliza após usuários encontrarem fotos antigas de parentes
Empregada doméstica usa Google Maps para provar vínculo com patrões
Como usar o Google Maps no celular sem internet
Empregada doméstica usa Google Maps para provar vínculo com patrões
Como um youtuber descobriu a localização de Carla Zambelli nos EUA
Adicionar aos favoritos o Link permanente.