Fisioterapeuta auxilia adolescentes grávidas com enxovais, acolhimento e apoio psicológico: ‘Estender a mão a quem precisa’


Fisioterapeuta de Paraguaçu Paulista ajuda adolescentes com gravidez indesejada
A fisioterapeuta Ana Marta Francisco Raphael, de 58 anos, tem mostrado que fazer o bem não é só um gesto, é um propósito de vida. Entre sessões de reabilitação com pacientes e momentos em família, ela ainda encontra tempo para acolher adolescentes grávidas que enfrentam a maternidade de forma inesperada e vulnerável em Paraguaçu Paulista (SP).
A missão começou em julho do ano passado, quando Ana Marta fundou, com a ajuda de outras voluntárias, a Associação Filantrópica em Apoio à Gestante Adolescente.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Desde então, dezenas de meninas, algumas com apenas 12 ou 13 anos, já foram beneficiadas com enxovais completos para os bebês, apoio psicológico e, principalmente, com palavras e gestos de acolhimento.
“O nosso objetivo é estender a mão a quem precisa e falar para a gestante: ‘Não pare de estudar’. Cortando esse estudo, corta o futuro inteiro. Porque, se não tem estudo, não consegue um bom trabalho, e já fica sujeita a muitas coisas”, reforça Ana Marta.
Ana Marta, de 58 anos, concilia a profissão com o voluntariado
Gustavo Luz/TV TEM
Atitudes exemplares
O compromisso com o próximo vai além do voluntariado. Elizabete Correia, aposentada e paciente dela desde que sofreu três AVCs, conta que Ana Marta é conhecida pelo trabalho incansável e cuidadoso.
“Uma pessoa que não falava, uma pessoa que é acamada, que não tinha movimento em nenhum membro do corpo… e hoje estou de pé. O médico fala que é graças a ela, o trabalho dela foi excepcional. Ela não desistiu de mim, porque era um paciente que todo mundo tinha desistido”, conta Elizabete.
Fisioterapeuta Ana Marta Francisco Raphael, de 58 anos, tem transformado as vidas de adolescentes grávidas
Gustavo Luz/TV TEM
O gesto de ajudar vem desde sempre. A mãe da fisioterapeuta, Dirce Portezan Rafael, também é voluntária ativa. Professora aposentada, ela passou a fazer parte de uma sociedade de mães para ocupar o tempo após ficar viúva e, desde então, não parou mais de confeccionar e doar enxovais para bebês de famílias carentes.
“A Ana Marta é uma pessoa muito brava, mas com um bom coração. Tudo que ela faz, ela quer fazer bem perfeito. Fico com ela aqui, fazendo as reuniões, as roupinhas, o que aparecer a gente faz”, conta Dirce.
Aos 86 anos, a idade não é um empecilho para o trabalho voluntário. Dirce reforça o compromisso de ajudar enquanto conseguir: “Enquanto estiver viva, puder andar, vou continuar trabalhando”, finaliza.
Mãe e filha trabalham lado a lado na associação
Gustavo Luz/TV TEM
Acolhimento
Gabrieli Martins da Silva, mãe da pequena Jade, de cinco meses, foi uma das jovens atendidas pela associação. Ela lembra com carinho sobre o acolhimento que recebeu no momento mais difícil da vida dela.
“A Ana Marta é um anjo, uma bênção nas nossas vidas. Porque ela deixa de dar para ela para ajudar outras pessoas também. E é sem palavras para definir ela também, porque ela é maravilhosa”, conta Gabrieli.
Gabriele Martins da Silva, mãe da pequena Jade, de cinco meses, foi uma das jovens atendidas pela associação
Gustavo Luz/TV TEM
A jovem destaca que outras mães também foram beneficiadas pelas ações: “Já teve casos que não tinha uma roupinha, uma fralda, e eles ajudaram, não só por partes materiais, mas com ajuda psicológica, com apoio em tudo. É magnífico o trabalho dela”, diz.
Essa dedicação de Ana Marta emociona quem a conhece e inspira uma verdadeira corrente do bem. Mas, mesmo com tantos elogios, ela mantém a humildade.
“A gente se sente feliz por poder ajudar, mas sempre com muita humildade, porque é a obrigação do cristão. Se você acredita em Deus, não interessa a religião, se é ateu, espírita… é sua obrigação estender a mão para aquela pessoa que está em dificuldade. Se todo mundo fizer um pouquinho, não vai ter gente na rua”, finaliza.
Dedicação de Ana Marta emociona quem a conhece e inspira uma verdadeira corrente do bem
Gustavo Luz/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.