Câmara de Vereadores retira de BH o título de ‘Capital do Grau’

A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou nesta segunda-feira (11), em segundo turno, o projeto de lei que retira o título de “Capital do Grau”, referência à prática de empinar motos. A PL 236/2025 foi aprovada com 32 votos favoráveis e oito contrários.

Clique no botão para entrar na comunidade do BHAZ no Whatsapp

ENTRAR

No primeiro turno, a proposição que remove o título foi aprovada por 30 votos a favor e oito contra. O projeto de revogação é de autoria do vereador Sargento Jalyson (PL), que afirmou que a prática coloca em risco a segurança de pedestres e motoristas.

A proposta que concedeu o reconhecimento à capital mineira começou a tramitar em junho de 2021 e foi aprovada em definitivo no plenário da Câmara Municipal em julho de 2022. Com a aprovação nos dois turnos, a preposição segue para a aprovação ou veto do prefeito de BH, Álvaro Damião (União Brasil).

Votação dividiu opiniões

Durante a votação, vereadores contrários à remoção reiteraram que o projeto não resolve os problemas reais de segurança e defenderam a criação de regras específicas para a prática do ‘grau’ em vias públicas.

Já os parlamentares favoráveis à proposição afirmaram que o título incentiva a prática irregular, além de transmitir a impressão de que o “grau está liberado” em BH.

O wheeling, popularmente conhecido como ‘grau’, é uma prática esportiva permitida, desde que realizada em locais apropriados. Nas vias públicas, essa manobra é considerada uma infração de trânsito gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47 e à perda de sete pontos na carteira.

O post Câmara de Vereadores retira de BH o título de ‘Capital do Grau’ apareceu primeiro em BHAZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.