Corregedor livra deputados de punição em massa após obstrução

O corregedor da Câmara dos Deputados, Diego Coronel (PSD-BA), descartou a possibilidade de uma punição coletiva aos 14 deputados bolsonaristas que participaram da obstrução dos trabalhos legislativos no Congresso Nacional.“Analisando caso a caso como o Sabino falou. Claro que dos 14 representados cada um ali agiu de alguma forma. Não vamos tomar uma decisão como se fosse colegiada”, disse o parlamentar.Os envolvidos no bloqueio das atividades legislativas já foram notificados pela Corregedoria. Embora especulado a possibilidade de Coronel levar o caso direito ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, o deputado também rechaçou a medida nesta quarta-feira, 13.

Leia Também:

Novo corregedor da Câmara, Diego Coronel promete imparcialidade

Diego Coronel assume Corregedoria da Câmara dos Deputados

Diego Coronel desconversa sobre possível vice na chapa de Jerônimo

Diego Coronel defende PL que proíbe divulgação de imagens fortes

Mais cedo, o filho do senador Angelo Coronel (PSD) destacou: “Se porventura for o caso de alguma censura, alguma punição, ou ter a cassação de mandato dar os devidos encaminhamentos à Mesa Diretora, e posterior ao Conselho de Ética”. As declarações foram dadas à GloboNews.Assista o vídeo

Ver esta publicação no Instagram Uma publicação partilhada por Diego Coronel (@diegocoronel.oficial)O corregedor tem um prazo de até 45 dias para analisar a medida após a apresentação das defesas de cada parlamentar. Já os deputados devem encaminhar as justificativas no período de 5 dias depois da notificação.Saiba quem são os deputados denunciadosOs deputados citados nesta lista de deputados que podem ter mandatos suspensos:Allan Garcês (PP-MA);Bia Kicis (PL-DF);Carlos Jordy (PL-RJ);Carol de Toni (PL-SC);Domingos Sávio (PL-MG);Luciano Zucco (PL-RS);Nikolas Ferreira (PL-MG);Marcel Van Hattem (Novo-RS);Marco Feliciano (PL-SP);Sóstenes Cavalcante (PL-RJ);Zé Trovão (PL-SC);Marcos Pollon (PL-MS);Júlia Zanatta (PL-SC);Paulo Bilynskyj (PL-SP).Além deles, Camila Jara (PT-MT) também foi mencionada, mas não por conta da ocupação da Mesa Diretora e sim por supostamente ter empurrado o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).SançõesUm dos deputados que pode sofrer sanção é Marcel Van Hattem (Novo-RS) e Marcos Pollon (PL-MS). Isso porque os dois foram os últimos a liberar a Mesa Diretora para a retomada dos trabalhos legislativos.Van Hattem, por sua vez, ainda impediu que o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) ocupasse a cadeira para retomar a sessão legislativa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.