Frente fria muda o tempo no Centro-Sul e mantém sensação de frio até o fim de semana


Como proteger os pets no frio
A influência de uma nova frente fria no oceano deve trazer mais nuvens e manter a sensação de frio nesta quinta-feira (14) no Sul e em parte do Sudeste.
O sistema já mudou o tempo na Região Sul e agora avança pela costa, espalhando nuvens e provocando chuviscos isolados, especialmente no litoral.
Mesmo com intensidade moderada, a frente fria mantém as temperaturas baixas e prolonga a sensação de inverno em boa parte do Centro-Sul até o fim de semana.
No Rio Grande do Sul, o amanhecer deve ser marcado por céu nublado em diversas áreas, com possibilidade de garoa na faixa leste do estado, e temperaturas baixas para a época: Porto Alegre (RS) varia entre 10 °C e 15 °C.
Em Santa Catarina e no Paraná, o dia também terá mais nuvens no litoral e tempo mais firme no interior, mas com mínimas que seguem abaixo dos 13 °C em cidades serranas.
Curitiba (PR) deve registrar 8 °C de mínima e máxima de 18 °C, mantendo o ar frio ao longo do dia.
Em São Paulo (SP), a quinta-feira será de muitas nuvens e chuva fraca em alguns momentos, especialmente na faixa leste e no litoral.
A capital paulista começa com 12 °C e não deve passar dos 19 °C.
No Rio de Janeiro (RJ), o dia tem variação de nuvens e chuva passageira, com temperaturas entre 14 °C e 24 °C.
A tendência é que as máximas caiam ainda mais na sexta, deixando o tempo ameno mesmo sem um frio intenso como o da semana passada.
“[Essa nova frente fria] não deve trazer chuva significativa, mas volta a derrubar as temperaturas depois de uma breve elevação na última quarta. O frio será mais sentido no Rio Grande do Sul, em áreas de Santa Catarina e no Paraná, com chance de geada, enquanto o restante do país segue com calor”, explica Allef Matos, meteorologista da Climatempo.
01/07/2025 – Chegada de frente Fria no centro da capital Paulista.
Rovena Rosa/Agência Brasil
Chuva no litoral, ar seco no interior
Essa mesma frente fria que atua no Centro-Sul deve reforçar áreas de instabilidade ao longo do litoral do Nordeste nos próximos dias.
A previsão indica que a chuva vai se concentrar entre o litoral sul da Bahia e o Rio Grande do Norte, com pancadas frequentes ao longo desta quinta-feira (14) e também na sexta (15).
Capitais como Salvador (BA) e Recife (PE) têm expectativa de períodos de chuva moderada a forte, com possibilidade de rajadas de vento acima de 40 km/h.
O recôncavo baiano e o litoral pernambucano tendem a registrar maior volume de precipitação, com céu mais fechado e temperaturas pouco variáveis.
No litoral potiguar e paraibano, a tendência é de chuva mais rápida e intercalada com aberturas de sol, mas ainda suficiente para manter o tempo instável.
Em todo o interior nordestino, a previsão aponta predomínio de sol e calor, com temperaturas elevadas durante a tarde.
Os índices de umidade do ar inclusive devem ficar baixos, em especial no sertão da Bahia, no interior do Ceará e no semiárido de Pernambuco e Piauí, onde devem variar entre 15% e 20%.
Mapa mostra previsão de chuva para esta quinta-feira (14) em todo o Brasil.
Inmet/Reprodução
Instabilidades no Norte e ar seco no Centro-Oeste
No Norte do país, áreas de instabilidade devem se espalhar pelo Amazonas, Pará, Roraima e Amapá, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva ao longo do dia.
Os modelos climáticos indicam maior probabilidade de precipitação no fim da tarde e início da noite, com chance de trovoadas e descargas elétricas, principalmente em Belém (PA), onde a máxima prevista é de 32 °C.
Em Macapá (AP) e Boa Vista (RR), o padrão deve ser semelhante, com períodos de tempo abafado e chuva irregular.
No Acre e em Rondônia, a tendência é de tempo firme e calor acima de 30 °C.
Já o Centro-Oeste deve permanecer sob a influência de ar seco nos próximos dias.
A previsão indica que, em Mato Grosso, Goiás e no interior de Mato Grosso do Sul, a umidade relativa do ar pode cair para níveis críticos, abaixo de 12% em algumas localidades.
Campo Grande (MS) deve registrar mínima de 14 °C e máxima de 29 °C nesta quinta, enquanto Cuiabá (MT) deve alcançar 33 °C, com céu limpo e poucas nuvens.
Goiânia (GO) e demais áreas do interior da região devem manter o padrão de manhãs mais amenas e tardes quentes e secas.
Previsão de chuva acumulada (11 de agosto a 18 de agosto de 2025).
Inmet/Reprodução
LEIA TAMBÉM:
Saiba o que esperar do inverno de 2025, que já começou
Neve, chuva congelada e geada: entenda diferença entre fenômenos que podem acontecer durante a onda de frio
Por que o inverno de 2025 deve ser mais frio que o de anos anteriores
Veja como ficam as temperaturas em TODAS as capitais brasileiras, segundo o Inmet:

LEIA TAMBÉM:
Seca é ‘catástrofe global em câmera lenta’, alerta relatório da ONU
União Europeia propõe nova meta climática e pela primeira vez inclui compra crédito de carbono de países em desenvolvimento
Governo quer usar R$ 150 mi do Fundo Amazônia para combater incêndios no Cerrado e Pantanal
Baleia morre após colisão com pequeno barco na costa de Nova Jersey

Adicionar aos favoritos o Link permanente.