Aves, macacos e jabutis são os animais silvestres mais resgatados em áreas urbanas no Piauí, diz Ibama


Atropelamento de animais: mais de 15 bichos são mortos por segundo em estradas do Brasil
Aves, primatas e jabutis são os principais animais resgatados em áreas urbanas no Piauí. De acordo com o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas-PI), vinculado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 623 animais foram registrados até agosto deste ano.
Entre os animais estão:
Papagaios;
Araras;
Jandaias;
Periquitos;
Jabutis;
Saguis;
Macacos-prego.
Dos animais registrados, 45 foram encontrados em vias públicas e 165 em cativeiros ou residências — como o caso de um gato silvestre resgatado em uma casa no município de União, no Norte do estado.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Ao g1, o Ibama alertou para o elevado número de primatas resgatados, considerado preocupante. Segundo o órgão, muitos desses animais são mantidos acorrentados e confinados em espaços reduzidos.
“Chegam ao centro com histórico de graves lesões e informações de agressões, mordidas desses animais em pessoas que os criavam, fato que oferece o risco de transmissão de zoonoses graves, como raiva”, informou o instituto em nota.
Após o resgate, os animais recebem atendimento veterinário no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HVU-UFPI), por meio do Centro de Ciências Agrárias e do Núcleo de Estudos, Produção e Preservação de Animais Silvestres (NEPPAS).
O médico veterinário de animais silvestres do HVU-UFPI, Vinicius Soares Esteves, contou que as lesões mais comuns encontras nos animais são causadas por traumas, como atropelamento, caça com tiros e pauladas.
‘Ultimamente estamos recebendo muitos rapinantes, corujas, gaviões, falcões, com fraturas, seja por pedrada ou por linha de cerol de pipa. Nessa semana foram 2 corujas e um gavião-carijó com fratura em asa e pata”, disse.
Segundo o Ibama, após o tratamento, os animais recebem um chip para monitoramento e são soltos em áreas ambientais controladas.
“É feito todo um trabalho de recuperação, de ambientação, de estudo para soltura de qualquer animal silvestre. Muitos chegam em estado muito crítico, às vezes acaba indo a óbito e às vezes não tem mais possibilidade de voltar a natureza, mas nós recuperamos muitos para retornarem”, completou o veterinário.
O instituto esclareceu ainda que os animais que não podem ser devolvidos à natureza são encaminhados para cativeiros autorizados ou zoológicos. Foi o caso da fêmea de macaco bugio, espécie ameaçada de extinção, resgatada no interior do estado e transferida para um zoológico em Fortaleza, onde será pareada com um macho da mesma espécie.
“São algumas opções para que o animal viva dignamente e tenha todas suas necessidades atendidas da melhor forma possível”, finalizou Vinicius Soares Esteves.
Animais resgatados em Teresina
A Guarda Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Teresina informou que, entre janeiro e julho deste ano, foram resgatados 27 cobras, quatro iguanas, cinco jabutis, duas corujas e dois porcos-espinhos em diferentes pontos da cidade.
Os animais foram encontrados em locais como residências, estacionamentos, parques públicos e até em compartimentos mecânicos de veículos.
COMO AGIR?
O Ibama divulgou orientações para a população sobre como agir ao encontrar animais silvestres fora de seu habitat natural.
Não tocar, capturar ou alimentar animais silvestres encontrados, pois isso pode causar estresse, transmissão de doenças ou acidentes.
Manter distância segura e não tentar criar esses animais em casa.
Em caso de avistamento de animais em áreas urbanas ou resquícios de mata:
Não se aproximar nem tentar capturar.
Acionar imediatamente a Polícia Militar do Piauí pelo número 190, solicitando o Batalhão de Policiamento Ambiental.
Informar ao IBAMA sobre a ocorrência para registro e encaminhamento do manejo adequado.
“Nós humanos precisamos nos relacionar de forma harmoniosa, sem o desejo de querer prender os animais silvestres em gaiolas ou acorrentados, e sim, admirá-los soltos e fazendo belos registros, contemplando a felicidade dos passarinhos, papagaios, macacos, jabutis e todos os outros livres nas matas piauienses”, finalizou o instituto.
Aves, macacos e jabutis são os animais silvestres mais resgatados em áreas urbanas no Piauí, diz Ibama
Ibama
Animais resgatados pelo Ibama
Aves, macacos e jabutis são os animais silvestres mais resgatados em áreas urbanas no Piauí, diz Ibama
Ibama
*Vitória Bacelar, estagiária sob supervisão de Roberto Araujo.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.