
Com show de Gilberto Gil, megaevento sobre tecnologia e impacto social tem prévia no Parqu
A cidade de São Paulo será a casa de um dos maiores festivais de inovação, cultura e tecnologia da América Latina, a partir de agosto de 2026. O SP2B (São Paulo Beyond Business) será realizado entre os dias 9 e 16 de agosto, no Parque Ibirapuera, na Zona Sul.
Idealizado pelos criadores do Rio2C, no Rio de Janeiro, o evento quer transformar São Paulo em referência global para o debate sobre o futuro das cidades e da criatividade — uma das inspirações do evento é o SXSW, um dos maiores e influentes festivais de tecnologia e inovação do mundo.
A prévia do evento aconteceu neste domingo (17) no Auditório Ibirapuera e contou com palestra do historiador israelense Yuval Harari, autor do livro “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade”, show de Gilberto Gil e a presença do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Nos cálculos dos organizadores, o evento completo, em 2026, deve reunir mais de 500 mil pessoas em uma semana de programação que inclui 26 palcos, 700 painéis, 800 horas de conteúdo e 2 mil palestrantes.
Rafael Lazarini, idealizador do festival (à esq.) e Hugh Forrest, diretor do festival SXSW (à dir.).
Reprodução/Globonews
Além das conferências, o festival terá uma grande área de networking e rodadas de investimento, com expectativa de gerar mais de 3 mil reuniões de negócios. Haverá ainda uma competição de startups, que deve premiar projetos inovadores com até R$ 1 milhão em aportes.
Os organizadores também destacam a importância da diversidade na programação. Um dos dias será totalmente dedicado ao empreendedorismo periférico, com oficinas, mentorias e debates voltados aos jovens da periferia.
“O SP2B nasce para projetar São Paulo para o mundo, mostrando a potência criativa e cultural da cidade, que vai muito além do papel de centro financeiro”, afirmou Rafael Lazarini, idealizador do festival.
A programação da noite deste domingo (17) foi dividida em três atos:
A prévia do evento aconteceu neste domingo (17) no Auditório Ibirapuera e contou com show de Gilberto Gil.
Abraão Cruz/g1
No primeiro, chamado “O Caminho”, Rafael Lazarini conversou com Hugh Forrest, diretor do festival SXSW, que foi anunciado como integrante do Conselho de Curadoria do SP2B.
Em seguida, o historiador e escritor Yuval Noah Harari, um dos pensadores mais influentes da atualidade, apresentou a palestra “A Visão”, abordando os impactos sociais e morais da tecnologia no futuro da sociedade.
O encerramento ficou por conta de Gilberto Gil, que apresentou um show inédito em homenagem a São Paulo. A apresentação teve direção musical de Zé Ricardo e cenografia de Batman Zavareze, marcando o ato “A Cultura”.
Com a estreia, o SP2B se consolida como um espaço de debate e celebração cultural, antecipando o formato maior que deve colocar São Paulo em evidência no calendário internacional de inovação.