Ministério Público da Paraíba abre inquérito para investigar manchas no mar no Litoral da Paraíba


Ministério Público da Paraíba abre inquérito para investigar manchas no mar no Litoral da Paraíba
Diogo Pinheiro/TV Cabo Branco
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) abriu um inquérito civil para investigar manchas escuras no mar em cidades da Grande João Pessoa. De acordo com o documento de abertura do inquérito, vai ser apurado possíveis lançamentos irregulares de poluentes em águas marítimas.
Na abertura do inquérito, o promotor Francisco Bergson Gomes Formiga Barros, da Promotoria de Justiça de Cabedelo, ressaltou que uma “Notícia de Fato” foi protocolada anteriormente sobre o mesmo tema, no entanto, os prazos foram extrapolados, o que foi considerado motivo para conversão em um inquérito.
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) também foi oficiada por não ter retornado um outro ofício judicial sobre o tema, anteriormente.
Mancha escura no mar de João Pessoa revela sofrimento de mangue e ‘rio morto’; entenda
Para outros órgãos, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PB) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cabedelo, o promotor deu um prazo de 10 dias para que sejam fornecidas informações sobre:
existência de relatórios técnicos, laudos laboratoriais ou vistorias realizados nas áreas atingidas;
providências adotadas, se existentes, para mitigação dos impactos ambientais;
eventual identificação da origem dos poluentes;
A Cagepa também foi outro órgão oficiado para conceder informações, também no prazo de 10 dias. Conforme o MP, o órgão vai informar sobre o funcionamento das estações de tratamento de esgoto na área abrangida, bem como a ocorrência de falhas operacionais ou transbordamentos.
Mancha escura no mar entre João Pessoa e Cabedelo volta a preocupar banhistas
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.