
Com o apoio de professoras, Juan mobilizou apoio da comunidade de Ourém, viralizou nas redes sociais e chegou a miro feira literária do Pará
Divulgação
“Eu não escrevo só para contar história. Escrevo para criar mundos, para deixar algo vivo, pulsando, que possa conversar com as pessoas mesmo quando eu não estiver por perto.” A frase é de Juan Souza Barros, adolescente de 14 anos que nesta quarta-feira (20) realiza um sonho: lançar seu primeiro livro, “Os Úrsulos”, durante o maior evento literário do estado, a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, no Hangar Centro de Convenções, em Belém. O lançamento será às 10h30, no estande da Secretaria de Educação do Pará (Seduc).
Aluno do 8º ano de uma escola pública em Ourém, município a 180 km da capital, Juan começou escrevendo de forma despretensiosa, movido pela paixão por narrativas de aventura, amizade e fé. O que parecia apenas um exercício de imaginação ganhou força quando ele compartilhou a novidade com professoras na escola.
“Os Úrsulos” transporta o leitor para reinos e galáxias distantes, onde criaturas ancestrais, batalhas épicas e dilemas humanos se misturam. O protagonista, Bob, enfrenta sombras, escolhas difíceis e descobre que coragem e amizade podem ser armas tão poderosas quanto qualquer magia.
Com o apoio de professoras, Juan mobilizou apoio da comunidade de Ourém, viralizou nas redes sociais e chegou a miro feira literária do Pará
Divulgação
Mobilização
Juan lançou este mês a versão digital do livro na Amazon, e contou às professoras que tinha produzido sua primeira publicação. Então, elas deram início a divulgação da obra como parte da celebração do Dia dos Estudantes.
Iniciou-se uma movimentação na escola, que ganhou as redes sociais, para garantir a versão impressa do livro. Foram organizados grupos do WhatsApp para garantir a compra de lotes da publicação.
O assunto logo ganhou as redes sociais. A visibilidade fez com que o vídeo chegasse à direção da Seduc, que organizou a participação do Juan na Feira Pan-Amazônica do Livro. E a rede de incentivo não parou de crescer:: a prefeitura de Ourém disponibilizou uma van e Juan será acompanhado por familiares, professoras e colegas de sala de aula para o lançamento da obra em Belém.
Reconhecimento
A história de Juan ultrapassou fronteiras. A Fundação Casa de Jorge Amado, em Salvador (BA), enviou uma mensagem em vídeo lembrando que o célebre escritor baiano também começou a escrever ainda menino. Como gesto de incentivo, a instituição mandou exemplares de livros de Jorge Amado pelos Correios.
“Estamos vivendo algo maior do que esperávamos. É emocionante ver a comunidade se mobilizando para apoiar um talento tão jovem”, disse Ana Paula Sousa Ferreira, professora de Juan.
📲 Acompanhe o canal do g1 Pará no WhatsApp
Acesse outras notícias do estado no g1 Pará
VÍDEO com as principais notícias do Pará