A percepção de queda no preço dos alimentos por parte dos brasileiros e a resposta o tarifaço de Donald Trump levaram o presidente Lula (PT) a ter a melhor avaliação desde janeiro, afirma Felipe Nunes, diretor da Quaest.
Pesquisa encomenada pela Genial Investimentos e divulgada pela consultoria nesta quarta-feira (20) mostra que o petista segue mais desaprovado (51%) que aprovado (43%). A diferença entre esses dois grupos, entretanto, que já foi de 17 pontos, caiu para cinco.
O que pode explicar essa melhora na popularidade do governo, especialmente no Nordeste e na população de renda baixa?
“É o supermercado, estúpido! Depois de mais de um ano e meio, a parcela de brasileiros que percebe alta no preço dos alimentos caiu para perto de 60%. Esse alívio no bolso impulsionou a popularidade do governo, sobretudo entre os mais pobres”, afirma Felipe Nunes.
A pesquisa mostra que diminuiu a parcela dos que acham que o preço dos alimentos subiu (de 76% para 60%) e cresceu e a dos acham que o preço caiu (de 8% para 18%).
A percepção sobre o poder de compra também é melhor (caiu de 80% para 70% os que acham que está menor e subiu de 11% para 16% os que acham que está maior). Agora, há um empate entre os que acham que a economia vai piorar e os que acham que vai melhorar (40%). Antes, mais pessoas achavam que ia piorar.
“Outro fator decisivo para a melhora na aprovação do governo foi a postura de Lula diante do tarifaço imposto por Trump ao Brasil. Para 48% dos brasileiros, Lula e o PT estão se saindo melhor nesse embate contra os EUA, enquanto apenas 28% defendem Bolsonaro e seus aliados”, diz Nunes.
Pesquisa encomenada pela Genial Investimentos e divulgada pela consultoria nesta quarta-feira (20) mostra que o petista segue mais desaprovado (51%) que aprovado (43%). A diferença entre esses dois grupos, entretanto, que já foi de 17 pontos, caiu para cinco.
O que pode explicar essa melhora na popularidade do governo, especialmente no Nordeste e na população de renda baixa?
“É o supermercado, estúpido! Depois de mais de um ano e meio, a parcela de brasileiros que percebe alta no preço dos alimentos caiu para perto de 60%. Esse alívio no bolso impulsionou a popularidade do governo, sobretudo entre os mais pobres”, afirma Felipe Nunes.
A pesquisa mostra que diminuiu a parcela dos que acham que o preço dos alimentos subiu (de 76% para 60%) e cresceu e a dos acham que o preço caiu (de 8% para 18%).
A percepção sobre o poder de compra também é melhor (caiu de 80% para 70% os que acham que está menor e subiu de 11% para 16% os que acham que está maior). Agora, há um empate entre os que acham que a economia vai piorar e os que acham que vai melhorar (40%). Antes, mais pessoas achavam que ia piorar.
“Outro fator decisivo para a melhora na aprovação do governo foi a postura de Lula diante do tarifaço imposto por Trump ao Brasil. Para 48% dos brasileiros, Lula e o PT estão se saindo melhor nesse embate contra os EUA, enquanto apenas 28% defendem Bolsonaro e seus aliados”, diz Nunes.