
Cachorro em imagem de arquivo
Arquivo Pessoal
A temporada de seca no Distrito Federal muda a rotina de todo mundo, inclusive dos animais de estimação. Mais quietos, cansados ou com apetite reduzido, cães e gatos podem apresentar sinais de desconforto típicos da estação.
“Essas condições climáticas extremas de seca afetam diretamente os nossos amigos que sofrem especialmente na questão respiratória, dermatológica e de desidratação”, explica a médica veterinária Agda Pavan, especialista em clínica e cirurgia de pequenos animais.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Segundo a especialista, o tempo seco resseca as vias respiratórias e pode provocar doenças como traqueobronquite canina, rinotraqueíte felina e até pneumonia. “As raças braquicefálicas, de focinho curto, como pug, shih-tzu, buldogue e persa, são as mais vulneráveis”, alerta.
LEIA TAMBÉM:
DIAS DE SECA: Inmet diz que umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 20% nesta semana
PARA OS ADULTOS: veja guia com dicas para evitar a desidratação
PARA AS CRIANÇAS: tempo seco exige atenção redobrada; confira orientações
PARA OS IDOSOS: risco de desidratação aumenta com a idade; veja como combater
Seca é tempo de redobrar atenção com a saúde dos pets
Além das doenças respiratórias, a baixa umidade pode causar irritações na pele e desidratação. Por isso, a médica orienta a deixar vários potes de água pela casa.
“Sempre troque a água e estimule o pet a beber, principalmente pela manhã, quando ficou muito tempo sem se hidratar”, diz.
Mudanças sutis no comportamento também merecem atenção.
“É comum ficarem mais quietinhos ou irritados, mas não é normal apresentarem gengiva seca, respiração ofegante em repouso, vômitos ou diarreia. Esses sinais podem indicar desidratação grave. Se notar algo diferente, procure um veterinário de confiança”, orienta Agda.
Com base nas orientações da veterinária, o g1 preparou um guia com dicas práticas para cuidar dos pets durante a seca. Veja abaixo:
Guia de cuidados durante a seca para pets.
Arte/g1
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.